Moro diz que Kim Kataguiri cometeu um ‘erro brutal’ em fala sobre o nazismo

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/02/2022

Em entrevista a um canal de televisão, o ex-juiz Sérgio Moro, que pré-candidato à Presidência da República, afirmou que o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) cometeu um erro brutal ao comentar que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo.

A declaração do parlamentar foi dada em debate no podcast Flow, na última segunda-feira (07), o que gerou fortes reações da comunidade judaica, da classe política e gerou o desligamento do youtuber Monark do canal.

“Ele já pediu desculpas. Eu acho que ele se equivocou profundamente em relação a essa fala e ele já pediu as escusas, pediu as desculpas a todas as pessoas, como tem que ser. Agora, ele tem um histórico como parlamentar. Não vamos apagar esse histórico porque ele cometeu esse erro brutal… Mas não reflete o que ele pensa, foi uma gafe verbal”, disse Sergio Moro.

O ex-juiz foi questionado sobre o fato mais comentado da semana porque o deputado Kim Kataguiri já havia anunciado que iria se filiar ao Podemos, partido de Moro, e inclusive já declarou apoio ao pré-candidato à Presidência.

Depois da fala de Kataguiri, houve mobilizações para pedir a cassação dele por parte do PP, PT e também do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro. A Procuradoria Geral da República (PGR) também abriu um procedimento para investigar o caso.

Kataguiri postou um vídeo nas redes sociais para pedir desculpas à comunidade judaica. “Tudo o que eu quis fazer, tudo o que eu quis defender, era a melhor maneira possível de derrotar o nazismo, a melhor maneira possível de sufocar as ideias nazistas, e era justamente isso que eu estava defendendo: que as pessoas, como a comunidade judaica na Alemanha defende, possam ter acesso ao Mein Kampf e às outras obras para repudiar e para entender o quanto foi desumano, o quanto foi cruel. Nisso eu acabei falando aquela besteira inaceitável sobre a descriminalização do nazismo, quando eu queria falar só sobre o acesso às obras, o acesso ao debate, e acho que a melhor maneira de você derrotar e garantir que isso nunca aconteça novamente é esclarecer para todo mundo o quanto isso foi desastroso. Mas minha fala foi infeliz e por isso eu peço a desculpa de vocês”, afirmou Kim Kataguiri no vídeo.

Foto: Arquivo/ Agência Brasil


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo