Eleições 2022: jovens devem pedir emissão do título eleitoral até 4 de maio

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/02/2022

Os jovens com idade para votar em 2022 devem requerer a emissão do título de eleitor à Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio.

O voto é obrigatório para aqueles que têm mais de 18 anos. Para os jovens de 16 e 17 anos, o voto é facultativo.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), quem completa 16 anos até o dia 2 de outubro, data do 1º turno, também já pode tirar o título.

O Estado de São Paulo tem hoje cerca de 133 mil eleitores com 16 e 17 anos. Com 18, são cerca de 297 mil eleitores. Segundo estimativa do IBGE, a população paulista na faixa etária de 15 a 19 anos é de 3,05 milhões de pessoas.         

Diante do quadro da Covid-19 no Estado, o TRE-SP determinou a suspensão do atendimento presencial em suas unidades até o dia 25 de fevereiro. Assim, para solicitar o alistamento eleitoral, é necessário apresentar um requerimento por meio do Atendimento Online, preenchendo o formulário e anexando foto dos documentos.

Para requerer o título de eleitor, é preciso apresentar:

– Documento oficial de identidade com foto;

– Foto tipo selfie segurando o documento de identidade;

– Comprovante de residência recente;

– Comprovante de quitação do serviço militar, sendo o requerente do sexo masculino (exigido apenas no ano em que completar 19 anos).

É possível obter mais informações entrando em contato com o NATE – Núcleo de Atendimento Telefônico ao Eleitor pelo número 148 ou com o cartório eleitoral mais próximo da residência por e-mail ou WhatsApp. Por e-mail também é possível agendar o atendimento presencial nos cartórios, em caso de comprovada necessidade.

Com informações do TRE-SP


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo