Presidente da OAB Sorocaba orienta aposentados contra golpe do ‘dinheiro atrasado’

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/02/2022

O presidente da OAB Sorocaba, Márcio Leme, explicou hoje (17) no Jornal das 5 sobre o cumprimentos de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal em Sorocaba, após liminar da Justiça Federal, em uma ação civil pública ingressada pela Ordem dos Advogados do Brasil contra uma empresa que oferecia ações para aposentados recuperarem valores atrasados do INSS.

Ele afirma que a entidade recebeu denúncias contra esta empresa e que milhares de pessoas de Sorocaba e da região caíram no golpe aplicado pela empresa que prometia recuperar um dinheiro por meio de processos, mas sem ter advogados prestando o serviço, o que pode indicar o exercício ilegal da advocacia.

Nesta quinta-feira, os policiais federais apreenderam computadores, documentos, contratos de prestação de serviços e até carteiras de trabalho das vítimas.

Leme orienta que os aposentados e pensionistas que receberem cartas com este tipo de oferta, não se deixem seduzir porque não há milagre. Neste caso, a dica é que as pessoas procurem um advogado de sua confiança para checar a informação das correspondências.

O advogado afirma que a propaganda “seduziu” os idosos que acreditaram ter direito a receber valores da Previdência Social e da Caixa Econômica Federal, e pagaram de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 pelos serviços.

As investigações estão em andamento, mas o presidente da OAB afirma que o golpe arrecadou milhões de reais aos investigados.

Na liminar concedida a OAB, a empresa está proibida de enviar correspondências aos aposentados e pensionistas e ofertando os serviços.

A empresa ficava no bairro Campolim, curiosamente, próximo do prédio da Justiça Federal de Sorocaba.

Outro fato é que as pessoas envolvidas com esta empresa já respondem processos pela mesma prática nas cidades de Bauru e Rio de Janeiro.

Ouça a entrevista!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo