Itamaraty prepara retirada de brasileiros que estão na Ucrânia; advogado comenta

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/02/2022

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou hoje (24) que está preparando um plano de evacuação dos brasileiros que estão na Ucrânia. O país do leste europeu começou a ser invadido por forças militares da Rússia durante a madrugada. Estima-se que a comunidade brasileira seja de aproximadamente 500 pessoas.

Ainda não há data nem locais definidos para a retirada dos brasileiros. Por conta do fechamento do espaço aéreo, a evacuação será feita exclusivamente por via terrestre.

O advogado Rui Badaró, doutor em Direito Internacional, participou do Jornal das 5 e comentou sobre a medida, que deve ser complexa pela falta do transporte aéreo.

O serviço consular brasileiro está renovando o cadastramento dos brasileiros que estão na Ucrânia. Os contatos podem ser feitos diretamente na página da Embaixada do Brasil em Kiev, pela página do Facebook e em grupo do aplicativo Telegram. Até agora, cerca de 160 brasileiros se recadastraram.

A retirada dos brasileiros dependerá de de alguns critérios que estão sendo avaliados pelo Itamaraty, como a segurança do trajeto, a disponibilidade de meios e a possibilidade de que as pessoas possam chegar aos pontos de encontro.

Ainda na entrevista, o advogado Rui Badaró falou sobre aspectos do Direito Internacional que foram violados com o ataque da Rússia à Ucrânia.

Ouça!

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo