Proibidos de saírem da Ucrânia, pais se despedem de filhos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/02/2022

A Ucrânia proibiu que os homens de 18 a 60 anos deixem o país e a decisão está sendo aplicada porque o presidente Volodymyr Zelensky, decretou Lei Marcial após a Rússia iniciar os ataques militares ao país.

Com isso, as leis civis são substituídas por leis militares. O objetivo é que os homens permaneçam em território ucraniano e possam se alistar para os combates.

Em vários pontos do país as despedidas familiares, com emoção e tristeza, são registradas.

Os pais se despedem dos filhos e de suas esposas que tentam deixar a Ucrânia pelas vias terrestres, já que o espaço aéreo está fechado.

Entre estas despedidas, uma imagem da agência Associated Press (AP) viralizou pelas redes sociais. Ela mostra o momento em que Vlad, de 28 anos, se despede de seu filho, Danya, de 2 anos, nos braços da mãe, Tatiana, de 26 anos.

As agências de ajuda das Nações Unidas dizem que a guerra pode levar até 5 milhões de pessoas a fugir para o exterior. Segundo elas, combustível, dinheiro e suprimentos médicos estão acabando em partes da Ucrânia.

Autoridades de fronteira disseram que 29 mil pessoas entraram na Polônia vindas da Ucrânia nesta quinta-feira (24), e cerca de metade afirmou que estava fugindo da guerra. Também na quinta-feira, mais de 10 mil ucranianos chegaram à Romênia e quase 3.000 à Eslováquia.

 Foto: AP Photo/Emilio Morenatti


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo