Patrulha Ambiental flagra pesca clandestina no Rio Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/02/2022
Nove homens foram flagrados pescando irregularmente em dois pontos do Rio Sorocaba, na altura da Ponte Dante Sola com a Avenida Juvenal de Campos, na tarde deste domingo (27). Após denúncia de munícipes recebida pela Guarda Civil Municipal (GCM), uma equipe da Patrulha Ambiental esteve no local e flagrou a atividade irregular.
Na ocorrência os GCMs apreenderam cinco tarrafas e aproximadamente 30 quilos de peixes das espécies curimbatás, cascudos e traíras, que foram devolvidos, vivos, ao rio.
Todos os homens foram autuados por pesca em local e período proibidos, visto que o período de piracema segue até 28 de fevereiro, além de uso de equipamentos proibidos, de acordo com a Lei Federal 9.605/1998.
A pesca no trecho urbano do Rio Sorocaba é permitida entre a ponte do Pinga-Pinga e o deck do Parque das Águas, atendendo às instruções normativas nº 25 e nº 26 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O pescador amador pode pescar no trecho autorizado, desde que utilize vara, linha, anzol simples (preferencialmente sem a fisga), carretilha e molinete.
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.