Rússia realiza exercícios com submarinos nucleares e mísseis terrestres

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/03/2022

Submarinos nucleares russos foram direcionados para exercícios no Mar de Barents, enquanto mísseis terrestres percorreram por locais na Sibéria, nesta terça-feira (1°).

Os movimentos ocorreram depois que o presidente russo Vladimir Putin ordenou que os militares colocassem as equipes nucleares russas em alerta máximo, em meio à tensão com o Ocidente por conta da invasão no território ucraniano.

Diante do conflito, nesta quarta-feira (2), ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sabe que a única alternativa às sanções econômicas contra seu país é uma Terceira Guerra Mundial, que seria “uma guerra nuclear devastadora”.

A  Rússia exigiu que os Estados Unidos retirem suas armas nucleares de países da Europa. Lavrov disse que “já é hora das armas americanas voltarem para casa”. “É inaceitável para a Rússia que alguns países europeus sediem armas nucleares americanas”, acrescentou.

Ele também disse que o país está pronto para trabalhar com os EUA em uma “estabilidade estratégica”. Em discurso gravado exibido na Conferência sobre Desarmamento em Genebra, na Suíça, o chanceler da Rússia declarou que o Ocidente não deve construir instalações militares em ex-repúblicas soviéticas.

Possíveis negociações

O Kremlin disse que as autoridades russas estão prontas para realizar uma segunda rodada de negociações com a Ucrânia nesta quarta-feira (02), mas não está claro se as autoridades ucranianas aparecerão. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que havia informações contraditórias sobre as negociações.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na terça-feira (1º) que a Rússia devia parar o bombardeio de cidades ucranianas antes que as negociações pudessem ocorrer.

“Primeiro podemos tentar prever se os negociadores ucranianos aparecerão ou não. Vamos torcer para que isso aconteça. Nossos [negociadores] estarão lá e prontos”, disse Peskov a repórteres.

Peskov também disse que Moscou precisa formular uma resposta dura, ponderada e clara contra as medidas impostas aos países ocidentais para minar a economia russa.

Com informações do Portal R7 e CNN Brasil

Foto: AFP


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo