Rússia pede que fabricantes suspendam exportação de fertilizantes

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 04/03/2022

O governo russo recomendou que exportadores do país suspendam temporariamente os embarques de fertilizantes até que os serviços de transporte interno e externo sejam normalizados e que as transportadoras forneçam garantias de que os trajetos serão concluídos.

A recomendação foi feita nesta sexta-feira (4), pelo Ministério da Indústria e Comércio do país, segundo informações da agência estatal de notícias Tass. “Está surgindo uma situação em que, devido à sabotagem das entregas por parte de várias empresas de logística estrangeiras, os agricultores da Europa e de outros países não podem receber os volumes contratados de fertilizantes”, afirmou o ministério.

A orientação aos exportadores ocorre em meio à guerra da Rússia com a Ucrânia e com a ausência de transportadores marítimos da região por receio de sequestro de navios ou de que as embarcações sejam atingidas por mísseis.

O governo brasileiro reconhece as dificuldades de importar fertilizantes da Rússia em meio à guerra na Ucrânia. Ontem, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, descartou totalmente a possibilidade da importação de fertilizantes russos durante o conflito e reconheceu o impacto do conflito na Europa nos preços dos alimentos.

O repórter André Fazano conversou com o economista e professor Lincoln Diogo Lima, que falou sobre o impacto desta questão aos agricultores brasileiros.

Ouça!

Com informações do Portal R7

Foto: Andrey Rudakov


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo