Uso de máscaras deixa de ser obrigatório ao ar livre no Estado de SP

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/03/2022

O governador João Doria assinou há pouco o decreto que libera o uso de máscaras ao ar livre. A partir de hoje (09), os paulistas não são mais obrigados a usar a proteção facial nas ruas, praças, parques, pátios de escolas, estádios de futebol e centros de eventos abertos.

Nos locais fechados, o uso seguirá obrigatório, como no transporte público, salas de aula, escritórios, comércios, cinemas, entre outros.

Para marcar a decisão, o governador Doria tirou a máscara durante o anúncio, assim como os secretários, já que a coletiva de imprensa foi realizada ao ar livre nos jardins do Palácio dos Bandeirantes.

Os secretários que participaram da entrevista coletiva e o governador João Doria tiraram as máscaras com a liberação do uso

A retirada das máscaras foi decidida pelo avanço da vacinação e pela queda dos índices da pandemia.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, 84% da população geral está vacinada contra a Covid-19 e mais de 70% das crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose. Nos hospitais, as internações caíram 77% e os óbitos tiveram queda de 56% no mês.

Outro anúncio feito pelo governador é a liberação, a partir de hoje, de 100% do público nos estádios de futebol e em outros locais esportivos ao ar livre. Os torcedores poderão frequentar estes locais sem máscara.

O governo mostrou o cartaz que pode ser usado pelos locais ao ar livre para informar que as máscaras estão liberadas

O coordenador executivo do Comitê Científico, João Gabbardo, recomenda que as pessoas imunodeprimidas, com doenças crônicas e os não vacinados, além das pessoas com sintomas gripais, devem continuar usando as máscaras ao ar livre.

Outra orientação é usar a proteção facial mesmo nos locais abertos quando há grandes aglomerações.

Nas próximas semanas, o Comitê vai avaliar a liberação do uso das máscaras também nos locais fechados.

O governador João Doria confirmou que se a vacinação seguir avançando, principalmente na 3ª dose e na imunização das crianças, a medida pode ser anunciada no dia 23 de março.

Ouça a reportagem de André Fazano!

Foto: Divulgação/ Governo de SP


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo