Editorial: A semente da vida (11/03/2022)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/03/2022

Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado na terça-feira, dia 8 de março, ainda chama a atenção o elevado número de casos de violência contra a mulher.

Somente na Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba, a DDM, são registrados em média, por dia, cerca de 14 boletins de ocorrência envolvendo mulheres como vítima, seja de violência doméstica, ameaça ou abuso sexual.

Dessas ocorrências diárias, oito acabam resultando em medida protetiva, protegendo as vítimas de seus agressores.

Contudo, além da questão criminal, esse tipo de violência contra a mulher provoca também problemas psicológicos, de modo que precisam ser acompanhadas por especialistas da área da saúde.

Sobre esse assunto, o repórter André Fazano conversou com a delegada titular da DDM, Veraly Bramante Ferraz, que falou dos desafios no atendimento às mulheres vítimas de violência, e as ferramentas utilizadas pela Polícia Civil para acolhê-las emocionalmente fragilizadas.

O repórter também ouviu a psicóloga Flávia Helena Pérez, que atua na unidade especializada da polícia, e explicou sobre um novo projeto criado dentro da própria DDM para oferecer acolhimento psicológico às mulheres que chegam até à delegacia com o emocional fragilizado.

Além dessa reportagem especial, a Cruzeiro FM dedicou esta semana à mulher e trouxe diversos recortes sociais e econômicos, em diversas áreas, nas quais a mulher é protagonista.

Dentro do aspecto da proteção de segurança às mulheres contra a violência, a advogada Cíntia de Almeida, uma das incentivadoras e fundadoras do CIM – Mulher, que comemora em abril 25 anos de existência, afirma que Sorocaba veio, ao longo dos anos, preparando-se para criar uma teia de atendimento eficiente às mulheres.

Ela traz informações importantes sobre as iniciativas em Sorocaba que foram implantadas e vêm dando certo, porém, ressalva que não foi fácil chegar à estrutura que se tem hoje e acrescenta que precisa ser feito muito mais ainda.

Em outra entrevista especial, a jornalista Cibelle Freitas conversou com a nail designer e empreendedora Aline Mai, de apenas 30 anos, que tem uma história inspiradora para contar.

Ela saiu de Foz do Iguaçu, no Paraná, para tentar realizar seu sonho de abrir o próprio negócio em São Paulo e acabou encontrando o sucesso em Sorocaba.

De manicure autônoma, ela tornou-se dona da rede de esmalterias Bellamai e franqueadora, empregando cerca de 40 mulheres.

Em 2020, em meio à pandemia, Aline Mai tomou a ousada decisão de abrir uma segunda unidade de seu negócio e faturou seu primeiro 1 milhão de reais.

Ela não parou por aí e lançou ainda o modelo de franchising para a esmalteria.

A mulher também vem aparecendo cada vez mais no cenário turbulento da política e da economia, antes dominada pelos homens.

O poder chegou às mãos delas e vem fazendo a diferença na maturação da sociedade.

E, para marcar a data, em homenagem às mulheres, o presidente da Casa, Claudio Sorocaba, do PL, solicitou que as vereadoras Iara Bernardi, do PT, e Fernanda Garcia, do PSol, ocupassem a posição de presidente e vice, respectivamente, da Mesa Diretora para iniciar os trabalhos do Legislativo.

Na mesma linha da veia política, a ex-prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho enfatizou a participação da mulher na política e falou de sua experiência e dos desafios que, como mulher, enfrentou quando atuava como delegada de polícia.

Passou, também, pelo Jornal da Cruzeiro desta semana a secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Votorantim, Mirian Zacareli, que falou sobre o empreendedorismo e do empoderamento da mulher em todo o mundo.

A revolução feminina, que começou lá atrás, na década de 1960 do século passado, estende-se até hoje, porém, vem de maneira mais madura, sóbria, consciente e tecnológica.

Contudo, a luta continua em um mundo onde, apesar de tantos avanços, as mulheres seguem sendo desvalorizadas e diminuídas, assim, precisam lutar por seus direitos.

Guerreiras que são merecem respeito, carinho e espaço; afinal de contas, elas são as principais responsáveis pela preservação da vida.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo