Psicóloga comenta sobre polêmica que cita pedofilia em filme de Danilo Gentili
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/03/2022
A psicóloga da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, Flávia Helena Pérez, comentou hoje (14), no Jornal das 5, sobre a polêmica que surgiu com uma cena do filme ‘Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola’, do humorista Danilo Gentili, que assina o roteiro e atua no longa.
A produção é de 2017 e chegou no mês passado às plataformas de streaming.
Uma cena chama a atenção e provoca toda a discussão nas redes sociais e que até motivou a opinião pública do ministro da Justiça, Anderson Torres.
O personagem de Fábio Porchat aparece assediando sexualmente dois meninos. Nas imagens, ele abre o zíper da calça e em seguida pega a mão de um dos garotos para aproximá-la de seu corpo, sugerindo que ele tocou seu membro.
No Twitter, o ministro disse: “Assim que tomei conhecimento de detalhes asquerosos do filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, atualmente em exibição na @NetflixBrasil, determinei imediatamente que os vários setores do @JusticaGovBR adotem as providências cabíveis para o caso!!”
Em muitos comentários nas redes sociais, várias pessoas afirmam que a cena retrata um ato de pedofilia, que aparece como se fosse algum muito natural, como uma apologia a este crime.
A psicóloga Flávia opina que a cena é forte para um adolescente, já que a faixa etária é acima dos 14 anos. Para ela, há um público que tem acesso a conversar sobre pedofilia com os seus pais e outros que não tem diálogo sobre os abusos sexuais praticados por adultos contra menores.
A especialista cita que na maioria dos casos, os pedófilos são da família ou muito próximos da criança e muitas vezes as famílias escondem os casos, como se a o menor tivesse provocado a situação. É um desvio de personalidade do adulto que muitas vezes passa como algo ‘engraçado’, o fato da proximidade com a criança ou adolescente.
Para Flávia Helena Pérez, a polêmica do filme pode ser usada para ampliar o diálogo com os jovens, principalmente os que estão entrando na puberdade sobre a proteção aos abusos sexuais.
Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!