Turquia confirma conversas entre Rússia e Ucrânia na terça (29) em Istambul
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/03/2022
A próxima rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia será realizada em Istambul na terça-feira (29), segundo a presidência da Turquia.
Um comunicado da Diretoria de Comunicações da Presidência turca disse que, após um telefonema neste domingo (27), o presidente turco, Tayyip Erdogan, e o presidente, russo Vladimir Putin, “concordaram que a próxima reunião das delegações russa e ucraniana será realizada em Istambul”.
Até agora, Ucrânia e Rússia se sentaram à mesa para algumas rodadas de negociações desde o início da guerra, em 24 de fevereiro. Houve a tentativa de abertura de corredores para retirada da população e chegada de ajuda humanitária.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reagiu à tentativa da Rússia de censurar sua entrevista com jornalistas russos independentes, dizendo que Moscou está “assustada” por jornalistas “que podem dizer a verdade”.
“Pessoas fortes de nosso país forte, hoje é o dia em que estou convencido repetidamente de quão longe estamos da Federação Russa”, disse Zelensky em um vídeo compartilhado neste domingo (27).
O órgão de vigilância da mídia de Moscou, Roskomnadzor, emitiu um comunicado no domingo alertando os meios de comunicação russos contra a retransmissão ou distribuição da entrevista.
Entre os dias 1° e 10 de abril mais 230 ucranianos devem chegar em um avião fretado ao Brasil. As informações foram confirmadas à CNN pelo pastor brasileiro Elias Dantas, fundador da Global Kingdom Partnership Network (GKPN), uma rede mundial de igrejas e pastores.
Dois grupos com quase 70 pessoas já estão em solo brasileiro pelas mesmas razões. A permanência ou não deles no território brasileiro será escolha de cada um.
As informações são da CNN.