São Bento atropela o XV em Piracicaba por 5 a 1 e vai à semi da A2
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 30/03/2022
O São Bento calou nesta terça-feira (29) a torcida do XV de Piracicaba ao golear o Nhô Quim por 5 a 1 no estádio Barão de Serra Negra e se classificar para a semifinal do Paulista Série A2. Foi a melhor maneira — na bola — de dar uma resposta aos acontecimentos do jogo de ida entre as equipes, no Walter Ribeiro (CIC), onde os beneditinos saíram na bronca com a arbitragem pelas expulsões de Diogo Oliveira e do técnico Paulo Roberto Santos, além do pênalti não marcado em Cristiano. A festa do Azulão só não foi maior pelo acidente ocorrido com um torcedor beneditino, que se pendurou na grade para comemorar o quarto gol e caiu no fosso do estádio. Ele foi socorrido consciente pela ambulância e, até o fechamento da edição, não havia informações detalhadas sobre o seu estado de saúde.
Comandado pelo auxiliar Éder Bastos, o Azulão começou o jogo tendo Serginho como substituto do suspenso Diogo Oliveira. Precisando reverter a desvantagem do 1 a 0 em Sorocaba, o XV de Piracicaba forçava os espaços e tinha maior posse de bola. O São Bento se defendia e jogava no contra-ataque. Com essa estratégia saiu o primeiro gol: aos 12 minutos, Lucas Lima roubou a bola na lateral e sofreu falta. Na cobrança, Gian mandou uma pancada, a bola bateu no travessão e voltou para Lucas Lima, que cruzou rasteiro no meio da área, onde estava Marcos Nunes. O “menino maluquinho” chutou no canto direito de Paulo Vitor para abrir o placar.
Houve pouco tempo para a comemoração são-bentista, já que, aos 16’, Victor Bolt perdeu a bola e ela ficou viva na área para Paraíba chutar cruzado. Zé Carlos pulou no canto direito, mas não alcançou. Após o empate, o Nhô Quim cresceu e o Azulão sofreu perigo, sendo salvo pelas defesas do seu goleiro.
No segundo tempo, Victor Bolt deu lugar a Nenê Bonilha, e Foguinho a Denis Neves — retornando após lesão sofrida no fim da fase de classificação. Franklin chegou a assustar Zé Carlos com chute rasteiro. Até que Victor Pereira acertou o gol que mudou a história do jogo. Aos 13 minutos, ele dominou a bola no meio do campo, avançou, dividiu com a marcação quinzista e chutou. A bola entrou no canto alto direito de Paulo Vitor.
A expulsão do lateral-esquerdo Capa, aos 22 minutos, por falta em Cristiano, logo após entrar em campo, foi a deixa para a classificação com goleada. Aos 29’, Lucas Lima fez uma quase cópia do gol de Victor Pereira. Ele trouxe a bola para o meio e chutou por cima de Paulo Vitor, no mesmo canto. O XV se afobou e, aos 31’, outra cria da base, Kayan, marcou o quarto. Lucas Lima salvou uma bola com carrinho e Nenê Bonilha serviu o companheiro, que chutou de canhota no canto esquerdo do gol do XV.
Imediatamente após o quarto gol são-bentista, o jogo foi paralisado por bombas arremessadas pela torcida piracicabana no gramado. Na sequência, as atenções se voltaram para o atendimento ao torcedor acidentado do Azulão, no setor visitante. Conforme informações da rádio Cruzeiro FM 92,3, ele sofreu ferimentos no supercílio e boca, e havia suspeita de fratura em uma perna.
A partida foi reiniciada após 11 minutos de paralisação. Não havia mais clima para comemoração, mas havia tempo para o quinto gol. Aos 50’, Wilson Junior invadiu a área e dividiu com Paulo Vitor. A bola ficou com Lucas Lima, que completou para a meta. Inicialmente o tento foi anulado por impedimento, sendo validado pelo VAR (árbitro de vídeo). (Eric Mantuan)
XV DE PIRACICABA 1 x 5 SÃO BENTO
XV de Piracicaba – Paulo Vitor; Weriton, Robson Jr, Sandoval e Kaike (Capa); Adenilson (Edvan), Daniel Pereira (Carlos Alberto) e Paraíba; Franklin (Rondinelly), Diego Rosa (Padu) e Michel. Técnico: Roberto Cavalo
São Bento – Zé Carlos; Eliandro, Victor Pereira, Diego Sacoman e Foguinho (Denis Neves); Victor Bolt (Nenê Bonilha), Lucas Lima, Serginho e Gian (Kayan); Marcos Nunes (Wilson Júnior) e Cristiano (Fabinho). Técnico: Éder Bastos (auxiliar)
Gols – Gian, aos 12, e Paraíba, aos 16 minutos do primeiro tempo; Victor Pereira, aos 13’; Lucas Lima, aos 30’ e aos 50’; e Kayan, aos 31’ do 2ºT
Cartões amarelos – Paraíba, Franklin e Adenilson (XV de Piracicaba); Douglas Mendes (banco), Gian e Serginho (São Bento)
Cartão vermelho – Capa (XV de Piracicaba)
Árbitro – Thiago Luis Scarascati
Público e renda – Não divulgados
Local – Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul. Reportagem: Eric Mantuan. Fotos: Neto Bonvino.