Testes em bilheteria de autoatendimento são iniciados no Terminal Santo Antônio

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/04/2022

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, iniciou, em fase de testes, a operacionalização da primeira bilheteria de autoatendimento no Terminal Santo Antônio (TSA). A iniciativa contribuirá para dar mais agilidade na aquisição de bilhetes do transporte coletivo. De forma gradativa, nas próximas semanas, ao todo, 17 equipamentos  do tipo serão instalados, abrangendo também os Terminais São Paulo, São Bento e Vitória Régia.

A iniciativa contribuirá para dar mais agilidade na aquisição de bilhetes, sendo uma alternativa a mais aos usuários do transporte público. Quem preferir também terá a opção de comprar nos guichês da Urbes, existentes nos locais.  “A Urbes está atenta ao que há de mais moderno no mercado, com o objetivo de dar cada vez mais qualidade aos serviços prestados à população”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

O bilhete pode ser adquirido na máquina de autoatendimento por meio de dinheiro ou cartão de débito. Aqueles que já têm cartão do transporte público podem, inclusive, consultar o saldo disponível e realizar a operação por meio dele, cujas informações já estão cadastradas no sistema.

As demais bilheterias de autoatendimento serão liberadas para uso, conforme cada uma delas tiver seu sistema operacional configurado e o processo de homologação técnica já finalizado. “Com a ampliação do uso desse sistema, a meta é reduzir o tempo de espera de compra de bilhetes, sobretudo, nos horários de pico, ou seja, logo pela manhã, no horário do almoço e no fim de tarde”, completa o diretor-presidente da Urbes.

A empresa pública mantém, ainda, 160 postos credenciados de venda de bilhetes, espalhados por todas as regiões da cidade. Há, também, a alternativa de que os usuários das linhas operadas pelas concessionárias BRT e Consor comprem os passes via aplicativo Cittamobi, baixado diretamente no celular. A Urbes já realiza estudos para estender a utilização desse aplicativo aos usuários das linhas operadas pela empresa City, integrando todo o sistema.

Venda volante e novo site

Outras duas iniciativas para agilizar a compra de bilhetes pelo usuário do transporte coletivo na cidade e que, igualmente entrarão em funcionamento, em breve, são a disponibilização de vans equipadas com bilheterias volantes e a modernização do site da Urbes, permitindo a aquisição on-line de passes, via cartão de crédito ou débito.

“Serão duas vans, que já estão devidamente identificadas e equipadas. Resta apenas concluir a homologação de uso das máquinas de venda de bilhetes. A previsão é que esse serviço já esteja disponível nos próximos dias. Elas vão se posicionar em locais em que for constatado aumento da demanda para aquisição de passagens”, adianta o diretor-presidente da Urbes.

Quanto à modernização do site da Urbes, a estimativa é que o processo esteja finalizado em dois meses. O portal será todo redesenhado, focado em serviços de utilidade à população.


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