Programa Casa da Juventude oferece apoio no início da vida profissional
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 19/07/2022
A Casa da Juventude oferecerá espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional.
Os equipamentos terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.
O projeto é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Subsecretaria da Juventude, e em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cultura e Economia Criativa; e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
Com articulação da Subsecretaria da Juventude, já foram assinados convênios com mais de cinquenta cidades paulistas, entre elas, cinco na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS): Iperó, Capela do Alto, Cerquilho, Boituva e Salto de Pirapora.
Nas Casas da Juventude, jovens terão acesso a ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência. Além de cursos gratuitos oferecidos pelo Estado por meio do Novotec Expresso, as Casas da Juventude serão unidades acadêmicas para atividades de cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
A Casa da Juventude também foi concebida para incentivar o trabalho colaborativo (“coworking”), com área projetada especificamente para isso. As unidades contarão ainda com ambientes para o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e empresas iniciantes (“startups”).
Ouça a matéria completa com o repórter André Fazano.