Rodrigo Manga troca secretário da Segurança e anuncia novas ações para Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/10/2022
O coronel Vitor Maurício Gusmão Lopes não é mais o secretário municipal da Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura na noite desta sexta-feira (7). Quem assume o posto é o policial civil de carreira Alexandre Caixeiro que terá como missão intensificar as ações do Poder Público na cidade, sempre em parceria com outras forças policiais e tendo como enfoques as áreas de prevenção, inteligência de operações e humanização, com o principal objetivo de atuar no combate a furtos e à criminalidade de forma geral. Outras eventuais razões pela exoneração do coronel Gusmão não foram confirmadas pela prefeitura.
Alexandre Caixeiro traz sua experiência, acumulada em anos de serviços em prol da segurança pública, para dar prosseguimento às iniciativas já em andamento e executar novos projetos. Uma das frentes de ação é a implantação, já em andamento, do Centro de Operações Integradas e Inteligentes (COII), com modernos equipamentos de segurança e mobilidade urbana, ampliando o sistema de videomonitoramento que atuará em toda a cidade nos próximos meses.
Serão utilizadas câmeras de alta definição, que permitem identificar placas de veículos, por exemplo; zoom de longo alcance no auxílio de reconhecimento facial e de objetos; controle nas entradas e saídas da cidade, entre outras aplicações estratégicas.
Outra frente é reforçar o efetivo da Operação Delegada, executada por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, na qual a Administração Municipal conta com a atuação de policiais militares nos horários livres de escala de trabalho deles, para atuarem como agentes do serviço público municipal, além de todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM); assim como dar sequência às operações integradas, como “Ferro-velho”, “Saturação” (coibindo pancadões e eventos clandestinos), entre outras.
Paralelamente, a previsão é de ampliação do quadro da GCM, que tem atuado, 24 horas por dia, no patrulhamento preventivo aos espaços e próprios públicos, com vistas à segurança do patrimônio e, principalmente, da população.
Outra ação importante, que ganhará ainda mais força, envolve as abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, por meio do programa “HumanizAção”, cujos trabalhos são realizados de domingo a domingo, inclusive feriados, por equipes multiprofissionais, em todas as regiões da cidade, atuando fortemente também na questão do tratamento da dependência química.
Alexandre Caixeiro soma serviços como policial civil no Estado de São Paulo, desde 1993, em unidades da Corporação em Sorocaba e São Paulo, tais como: Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc); Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope); Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap); Grupo Antissequestro do Deinter-7 de Sorocaba; Delegacia-Geral de Polícia Adjunta; entre outras.
Em julho deste ano, passou a integrar a equipe da Prefeitura de Sorocaba. Graduado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito e com pós-graduação em Economia Empresarial, o secretário da Sesu também tem participação junto ao movimento escoteiro na cidade, em ações de combate às drogas e em prol da qualidade de vida. (Da redação, com informações da Secom)