Rodrigo Manga troca secretário da Segurança e anuncia novas ações para Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/10/2022

O coronel Vitor Maurício Gusmão Lopes não é mais o secretário municipal da Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura na noite desta sexta-feira (7). Quem assume o posto é o policial civil de carreira Alexandre Caixeiro que terá como missão intensificar as ações do Poder Público na cidade, sempre em parceria com outras forças policiais e tendo como enfoques as áreas de prevenção, inteligência de operações e humanização, com o principal objetivo de atuar no combate a furtos e à criminalidade de forma geral. Outras eventuais razões pela exoneração do coronel Gusmão não foram confirmadas pela prefeitura.

Alexandre Caixeiro é policial civil de carreira (Crédito: Secom / Sorocaba)

Alexandre Caixeiro traz sua experiência, acumulada em anos de serviços em prol da segurança pública, para dar prosseguimento às iniciativas já em andamento e executar novos projetos. Uma das frentes de ação é a implantação, já em andamento, do Centro de Operações Integradas e Inteligentes (COII), com modernos equipamentos de segurança e mobilidade urbana, ampliando o sistema de videomonitoramento que atuará em toda a cidade nos próximos meses.

Serão utilizadas câmeras de alta definição, que permitem identificar placas de veículos, por exemplo; zoom de longo alcance no auxílio de reconhecimento facial e de objetos; controle nas entradas e saídas da cidade, entre outras aplicações estratégicas.

Outra frente é reforçar o efetivo da Operação Delegada, executada por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, na qual a Administração Municipal conta com a atuação de policiais militares nos horários livres de escala de trabalho deles, para atuarem como agentes do serviço público municipal, além de todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM); assim como dar sequência às operações integradas, como “Ferro-velho”, “Saturação” (coibindo pancadões e eventos clandestinos), entre outras.

Paralelamente, a previsão é de ampliação do quadro da GCM, que tem atuado, 24 horas por dia, no patrulhamento preventivo aos espaços e próprios públicos, com vistas à segurança do patrimônio e, principalmente, da população.

Outra ação importante, que ganhará ainda mais força, envolve as abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, por meio do programa “HumanizAção”, cujos trabalhos são realizados de domingo a domingo, inclusive feriados, por equipes multiprofissionais, em todas as regiões da cidade, atuando fortemente também na questão do tratamento da dependência química.

Coronel Gusmão estava no governo desde o início do mandato de Manga (Crédito: Secom / Sorocaba)

Alexandre Caixeiro soma serviços como policial civil no Estado de São Paulo, desde 1993, em unidades da Corporação em Sorocaba e São Paulo, tais como: Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc); Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope); Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap); Grupo Antissequestro do Deinter-7 de Sorocaba; Delegacia-Geral de Polícia Adjunta; entre outras.

Em julho deste ano, passou a integrar a equipe da Prefeitura de Sorocaba. Graduado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito e com pós-graduação em Economia Empresarial, o secretário da Sesu também tem participação junto ao movimento escoteiro na cidade, em ações de combate às drogas e em prol da qualidade de vida. (Da redação, com informações da Secom)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo