Ruy Castro é eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/10/2022

O escritor, jornalista e biógrafo Ruy Castro foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (6), tornando-se um dos 40 imortais da instituição.

Castro passa a ocupar a Cadeira 13 da academia — que pertencia a Sergio Paulo Rouanet, falecido em julho, vítima de uma síndrome de Parkinson avançada. Dos 35 acadêmicos que participaram da eleição, 32 votaram em Ruy Castro.

O escritor iniciou sua trajetória profissional em 1967 como repórter no jornal Correio da Manhã, no Rio de Janeiro. Até 1990 passou por diversos veículos de imprensa da cena carioca e paulista. Depois, concentrou-se nos livros. Dentre suas obras de destaque estão as biografias de Carmen Miranda e Garrincha. Ainda neste ano, foi premiado pela ABL com o prêmio Machado de Assis.

Antes do novo imortal, ocuparam a mesma cadeira Francisco de Assis Barbosa, Augusto Meyer, Hélio Lobo, Sousa Bandeira, Martins Júnior, Francisco de Castro, Visconde de Taunay e Francisco Otaviano.

De acordo com o estatuto da ABL, para se tornar membro efetivo da instituição é necessário ter “em qualquer dos gêneros de literatura, publicado obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livro de valor literário”.

Com informações da CNN Brasil.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo