Turismo de São Paulo deve recuperar os empregos perdidos na pandemia

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/10/2022

Em outubro, o setor de turismo deve recuperar o número de empregos diretos perdidos devido à pandemia da Covid-19. A crise sanitária paralisou as viagens em todo o mundo e fez com que 128 mil postos de trabalho fechassem em 2020, no estado de São Paulo.

Só entre janeiro e setembro desse ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 61,6 mil empregos.

No ano passado, foram recuperadas mais 60 mil vagas. Como a média mensal de empregos no setor é em torno de 6 mil vagas, a expectativa é que o déficit seja zerado ainda em outubro.

O bom momento já fez com que a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens aumentasse em 25% a expectativa de novas vagas, lançada no início do ano. A nova projeção dá conta de que sejam criados mais de 80 mil empregos formais em 2022.

Atualmente, o setor é o terceiro em geração de vagas no estado, atrás apenas da indústria e construção civil.

A retomada já é sentida, também, na presença de visitantes. Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, a movimentação turística paulista em 2022 terá um crescimento de 1,3% na comparação com 2019.


Continuar lendo

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo