CBA declara estado de atenção nas barragens de Itupararanga

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/01/2023

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) declarou estado de atenção sobre a situação das barragens das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) Votorantim e Santa Helena, que estão localizadas na represa de Itupararanga. A condição foi adotada, preventivamente, no sábado (21), mas foi só ontem (23) que os reservatórios atingiram a cota de 823 metros. Apesar da medida, a empresa garantiu que as barragens não apresentam riscos estruturais.

De acordo com a nota da CBA, o estado de atenção pode acontecer em duas circunstâncias. Para a GH Votorantim, somente, é quando a afluência (quantidade de água que flui em um determinado local) da barragem Votorantim supera 30m³ por segundo. Já para a CGH Votorantim juntamente à CGH Santa Helena, é quando o nível do reservatório de Itupararanga supera 823m.

O documento que declara o nível de atenção foi assinado pelo gerente de usinas, Luís Carlos da Silva. Conforme consta no documento, foram notificados sobre a situação a Defesa Civil Municipal de Votorantim, Defesa Civil Regional de Sorocaba, Defesa Civil Estadual de São Paulo, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

A empresa ainda destacou que segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano de Ação de Emergência (PAE), atendendo à legislação brasileira de segurança de barragens. Segundo o plano emergencial, o estado de atenção é feito quando há a ocorrência de eventos externos, como por exemplo chuvas intensas, que elevam a vazão de água que passa pelas barragens.

É esperado nesta condição que a vazão afluente às barragens das CGHs Votorantim e Santa Helena supere 30m³ por segundo. A condição de atenção prevê realizar a inspeção presencial diária das CGHs Votorantim e Santa Helena – ação que a CBA adotou de forma antecipada desde sábado – e comunicar aos órgãos específicos”, salientou a CBA.

Além disso, a instituição afirmou que continua monitorando a represa, 24 horas por dia, por meio do Centro de Operações de Geração (COG) e que a vazão defluente (quantidade de água que sai de um reservatório) da UHE Itupararanga está sob controle.


Continuar lendo

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo