469 anos da Cidade de São Paulo terá uma série de shows e atividades culturais
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/01/2023
Em comemoração ao 469º aniversário de São Paulo uma série e atividades culturais acontecem na capital paulista.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anunciou que as comemorações deste ano terão como mote: “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui”. O aniversário será realizado no Vale do Anhangabaú com shows de artistas de vários gêneros, como João Gomes, Belo, Dona Onete com Gaby Amarantos e AQNO, Fresno com Vitor Kley e Thedy Corrêa, Almir Sater, Nando Reis, Maria Gadú, MC Hariel, Dexter, Negra Li, Brisa Flow e Rappin’ Hood, entre outros. As festividades terão duração até domingo, 29.
Foi durante o conflito entre portugueses e ameríndios, por volta de 1530, que o donatário da capitania de São Vicente, Martin Afonso, passou a incentivar a migração de colonos para a extensão litorânea e para o interior do estado. No contexto da Guerra do Iguape, portanto, que o padre Manuel da Nóbrega e o jesuíta José de Anchieta realizaram a primeira missa, em 25 de janeiro de 1554, em uma colina ente os rios Tietê Anhangabaú e Tamanduateí. A data marcaria, então, a fundação da cidade de São Paulo.
A 2ª edição do Festival Cidade Futuro acontece durante o feriado dessa quarta-feira, 25, com 40 arenas espalhadas para debater os próximos passos da cidade aniversariante. O evento que acontece no centro histórico da capital paulista reunirá cerca de 470 palestrantes em 300h de programação simultânea e de maneira 100% gratuita.
O evento é realizado com parceria de várias startups com sede na cidade junto da Prefeitura Municipal da capital e o ProCentro. Dentre os temas que estarão em debates, constam: educação, mobilidade, ciência, afrofuturismo, relações afetivas, pridetech e empreendedores periféricos. As inscrições podem ser realizadas no site do evento.
Durante o evento também ocorrerá o lançamento da plataforma Futuros Possíveis, que propõe a curadoria de conteúdos, eventos e pesquisas que busquem debater as possibilidades do amanhã. Dentre os fundadores da iniciativa, estão Andreza Maia, especialista em inclusão tecnológica; Angelica Mari, jornalista; Beatriz Bevilaqua, jornalista; e Marcelo Gripa, comunicador estratégico e ex-editor-chefe do siet Olhar Digital.
A primeira temporada do vídeo/podcast do Futuros Possíveis é sobre o futuro do trabalho. Em 5 episódios, os fundadores discutem temas como o fenômeno de atuar em múltiplas frentes ao mesmo tempo, felicidade no trabalho, e questionam se empreendedorismo é para todos, bem como nomadismo digital, a possibilidade de trabalhar viajando.
Vale do Anhangabaú
A programação traz um artista de cada região do país e mais uma atração de cultura popular típica da região. O Centro Oeste abre as comemorações com show do cantor e violeiro Almir Sater. Do Sul, o rock do Fresno une forças com Thedy Corrêa e o pop de Vitor Kley. Diretamente do Norte, acontece o Baile da Dona Onete com Gaby Amarantos e AQNO. Do Sudeste, show de Belo. Por fim, o Nordeste encerra a festa com show de João Gomes. As atrações de cultura popular, apresentadas nos intervalos dos shows, serão divulgadas em breve.
Aderindo ao novo formato de eventos no Vale do Anhangabaú, o palco terá, neste ano, entrada controlada e revista, para melhor segurança de todos os frequentadores. O acesso é gratuito e sujeito à lotação do espaço. Caso o local atinja a lotação máxima, só será permitida a entrada de novas pessoas caso haja rotatividade de público. A entrada será feita por um acesso na praça em frente ao prédio dos Correios – portanto, recomendamos que os munícipes que optarem pelo metrô desembarquem na Estação São Bento (Linha Azul), saída do Vale do Anhangabaú. Menores de 16 anos não entram desacompanhados e não é permitida a entrada com latas, garrafas, embalagens abertas de alimento e guarda-chuva. A relação completa das restrições será divulgada em breve nas redes sociais da SMC.
Entre 12h e 18h, haverá também programação infantil na Praça das Artes. A Festa dos Pequeninos terá intervenções artísticas, oficinas, recreação, música e contação de histórias. Entre elas, apresentações de Cia Chegança, Dois Girassóis, Oras Bolhas e Ciranda das Flores. A entrada será pela mesma entrada do show principal e também está sujeita às mesmas regras de segurança.
Espaços culturais
O Aniversário de São Paulo também chega aos equipamentos da SMC. No Centro Cultural São Paulo (CCSP), o cantor Nando Reis apresenta os hits dos seus 40 anos de carreira com a participação especial do filho, Sebastião Reis, no dia 25. Já no dia 28, Maria Gadú faz o show do seu último lançamento, o álbum “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”.
Na Vila Itororó, é inaugurado o portal de entrada da Vila Itororó, pelo artista Ciro Schu. Escultura de metal com ferros diversos, envolta com luzes, guia o público pela entrada do centro cultural, além de valorizar a entrada do espaço. O local também recebe o show Simoninha Canta SP, uma homenagem de Wilson Simoninha para a cidade.
Nas bibliotecas, a programação acontece ao longo de todo o mês, com as contações de histórias Fantasmas da São Paulo Antiga, da Cia Mapinguary; Resgatando o Fio das Velhas Historias em SP, de Sandra Guzman; e São Paulo de Tantas Histórias, de Cia. Luarnoar.
O Museu da Cidade apresenta as exposições INTERSECÇÕES – Negros(as), indígenas e periféricos(as) na cidade de São Paulo e Revelando Territórios, São Paulo na pandemia. Ambas são inauguradas no dia 25, com abertura oficial das 14h às 16h, e permanecem abertas para visitação até 15 de agosto. A primeira acontece no Solar da Marquesa de Santos e Casa da Imagem e ilumina os fazeres das populações negra, indígena e periférica e reforça suas importâncias na cena cultural paulistana ao apresentar um conjunto de movimentos culturais, artistas, processos e encontros; já a segunda apresenta imagens e retratos sociais da pandemia, tanto de amadores quanto de profissionais, e ocorre no Solar da Marquesa.
Já nas Casas de Cultura, as comemorações para o aniversário têm início ainda na terça-feira (24) e se estendem até o final de semana, no sábado (28). Levam para todas as regiões da capital paulista diversas linguagens artísticas, voltadas para todo o público. Logo no primeiro dia, terça (24), a Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra recebe, às 15h, o 50+Musical – Rodrigo Aldý convida João Carnavalesco. No dia 25, destacam-se Brincando no Nordeste com Baque CT, na Casa de Cultura Raul Seixas, às 12h; a 1ª Batalha de Tik Tok da Cidade Ademar com Dance Slam, na Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar, às 14h; e o Aniversário de São Paulo com Mc Bin Laden e DJ, na Casa de Cultura São Rafael, às 20h. Na quinta (26), Sarau Escambinho com Escambinho Coletivo, na Casa de Cultura Hip Hop Leste, às 15h. Na sexta (27) Baile Black da Chico com Eu Soul Samba Rock, na Casa de Cultura Ipiranga Chico Science, às 19h30. Por fim, no sábado (28), Revoada com Corpo Aberto Coletivo, na Casa de Cultura Itaim Paulista, às 17h. A Casa de Cultura Salvador Ligabue recebe diversos grupos e artistas de forró, a partir do dia 21. Entre as atrações, estão Forrozada, Trio Sudestino, Nanda Guedes, Peixinho, entre outros.