Chuva forte causa alagamentos e transtornos em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/03/2023
A forte chuva que atingiu Sorocaba, na tarde desta sexta-feira (10), provocou alagamentos e muitos transtornos ao sorocabano.
Na avenida Dom Aguirre (altura da ponte Francisco Delosso), por exemplo, uma mulher ficou ilhada em seu carro, e precisou da ajuda de populares e da GCM para ser resgatada.
Segundo informações do Saae, o nível do Rio Sorocaba, nesta tarde de sexta-feira (10), chegou a 2,30 metros acima do normal e, atualmente, continua elevado, em 2,20 metros. A vazão da Represa de Itupararanga para o Rio Sorocaba está, no momento, em 29,57m³/s.
A Defesa Civil informou que o total de chuvas acumulado, neste mês de março, até a manhã desta sexta-feira, era de 108 mm.
À tarde, o registro parcial indicou que, em apenas uma hora, as chuvas atingiram 70 mm na região do Jardim Saira.
Nesta sexta-feira (10), foram identificados pontos de alagamento nos bairros: Centro, Parque Vitória Régia, Jd. Faculdade, Jardim Mathilde, Jd. Maria do Carmo, Jardim Juliana, Jardim do Sol, Jardim Sorocabano, Jardim São Paulo, Vila Assis, Jd. Abaeté e Jardim Piratininga.
Ainda segundo a prefeitura, agentes de trânsito coordenam o tráfego nos principais corredores viários. As avenidas XV de Agosto e Av. Dom Aguirre (Praça Lions, Parque das Águas/Ponte Salomão Pavlovsky) permanecem com pontos temporariamente interditados para o trânsito de veículos, devido a alagamento, assim como ponto na Avenida Afonso Vergueiro (altura da Praça da Bandeira) e vias no Parque Vitória Régia, Jardim Faculdade e Jardim Mathilde.
Até o momento, não foram identificados casos de desabrigados ou desalojados, mas há famílias cujas casas foram atingidas e que estão sendo atendidas e amparadas pelas equipes da Defesa Civil, Secretaria da Cidadania (Secid) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), além das demais equipes da Prefeitura, com o apoio do Corpo de Bombeiros.
Atualizado 19h14