FMI reduz projeção de crescimento para o Brasil
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/04/2023
Nesta terça-feira (11), o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou o relatório de Perspectivas Econômicas Mundiais. A entidade revisou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 1,2% para 0,9% em 2023.
A expectativa está alinhada com as avaliações do mercado interno, mas representa uma desaceleração no comparativo com 2022, quando a economia cresceu 2,9%. Caso a projeção seja confirmada, o primeiro ano do terceiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um desempenho inferior ao primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), quando o PIB cresceu 1,2%.
O relatório também indica que as projeções fiscais do Brasil para 2023 refletem as políticas atuais em vigor e que as premissas de política monetária são consistentes com a convergência da inflação dentro da banda de tolerância até o final de 2024. Entre as economias emergentes e em desenvolvimento, o Brasil apresenta uma das piores perspectivas de crescimento, ficando à frente somente da Rússia e da África do Sul.