Justiça determina afastamento de secretário e bloqueio de bens de Manga
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/05/2023
A justiça de São Paulo acatou nesta segunda-feira (22) o pedido do Ministério Público do Estado, e a Juíza de Direito Karina Jemengovac Perez, determinou o afastamento do secretário da educação de Sorocaba, Marcio Carrara, assim como o bloqueio dos bens do prefeito Rodrigo Manga.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) havia entrado na Justiça com pedido de bloqueio de bens do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), do secretário de Educação Marcio Carrara, de um empresário e de uma empresa que atuou em um processo de licitação na cidade.
A Cruzeiro FM procurou a Prefeitura de Sorocaba para falar sobre a decisão, e por meio de nota, disse que:
“O Município não foi notificado da decisão e, tão logo seja, dará cumprimento à mesma, sem prejuízo de que as partes possam recorrer.”
O Caso
A ação civil pública, foi protocolada no dia 4 de maio, e também pedia o afastamento cautelar de Carrara de suas funções na pasta.
Segundo o inquérito que foi instaurado pelo MP, depois de uma denúncia do Conselho Municipal de Educação, a prefeitura comprou cerca de 30 mil kits de robótica, que já foram distribuídos para as escolas.
A prefeitura emitiu uma nota na época em que a distribuição foi feita, no dia 17 de janeiro, para as crianças que têm entre seis e 11 anos de idade. Os itens são para a montagem de robôs e para participar de projetos de robótica.
Segundo o Conselho Municipal de Educação, esses kits custaram para os cofres públicos cerca de R$ 26 milhões. O conselho ainda disse que existem no mercado produtos similares, feitos com o mesmo material e que custam até 90% menos.