Cotas do PIS/Pasep têm R$ 25,4 bilhões para saque até 5 de agosto

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/06/2023

A Caixa informou nesta quarta-feira (7) que os trabalhadores com saldo de cotas do PIS/Pasep têm até 5 de agosto para realizar o saque dos valores.

Atualmente, 10,5 milhões de trabalhadores têm saldo disponível, no total de R$ 25,4 bilhões.

Tem direito às cotas do PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988 e ainda não as sacou. Trabalhadores que já morreram podem ter o saldo sacado pelos parentes.

Os valores devem ser obtidos pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer às agências do banco.

Se o saque não for realizado no período, os recursos serão transferidos do FGTS ao Tesouro Nacional. Nesse caso, os interessados terão até cinco anos para fazer à União uma nova solicitação de retirada.

A data foi estabelecida em atendimento ao edital de chamamento público MTE nº 1/2023, publicado nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União.

Desde a publicação da medida provisória nº 946/2020, a qual transferiu os recursos para o FGTS, o saque integral das cotas PIS/Pasep está disponível aos titulares ou, em caso de titular falecido, aos beneficiários legais.

Como consultar e sacar

• A consulta é feita por meio do aplicativo FGTS, que informará o saldo disponível para saque.

• Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível” e, depois, clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”.

• O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.

• O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo nenhum.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo