Orquestra Sinfônica comemora reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/06/2023

Sorocaba reconheceu o valor cultural da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) como patrimônio imaterial da cidade no final do mês de maio, por meio da lei nº 12.808 de 26/05/23, de autoria do vereador Ítalo Moreira (PSC).

Criada pela Prefeitura Municipal em 1949, há 74 anos, passou a ser mantida pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, a Fundec, por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Cultura, desde 1992, há 31 anos.

“A patrimonialização da OSS significa que ela é tomada como representativa da expressão cultural dos sorocabanos, resultado não apenas do seu tempo de existência, mas da sua efetiva presença na agenda cultural da cidade, como produtora de uma música apreciada e, em si, uma instituição admirada. Para nós, motivo de muito orgulho”, afirma Eduardo Pereira, diretor artístico e maestro da orquestra.

Contando com 51 músicos e com o suporte da Sala Fundec, especialmente projetada para músicas de concerto, sua programação é ofertada mensalmente e a preços sociais. O total de concertos deste ano alcança 25 apresentações, sendo quatro externas: na capital, na Sala São Paulo, ocorrida em março, e em Campos do Jordão, a ocorrer em 15 de julho, na 53ª edição do Festival Internacional de Inverno, maior evento de música clássica da América Latina, além de outros dois concertos didáticos a se realizarem em outubro, na Sala São Paulo, na capital, para 2400 estudantes da rede pública de educação.  

A temporada 2023 está se desenvolvendo em duas séries de concertos: a Série Eduardo Ostergren, com uma seleção das obras executadas na OSS por este que é o maestro emérito da OSS, e a Série Diversidade, que traz uma proposta de popularizar a música de concerto, tanto na direção artística do repertório, quanto na proximidade com o público. Estão entre as iniciativas para esta aproximação a reprogramação dos concertos para os dias de maior disponibilidade do público, às sextas e domingos, e a abertura dos matinais de domingos, a iniciar neste mês. Outra novidade da Série Diversidade será a realização, em agosto, de um cineconcerto com o filme “O garoto”, de Charlie Chaplin.

Concertos de Junho

O “II Arraial Sinfônico da Orquestra” é o tema dos concertos deste mês que integram a Série Diversidade, com repertório que resgata a música folclórica, especialmente originárias do nordeste do Brasil, representativas das tradicionais festas populares, como a Festa de São João.

As apresentações ocorrerão nesta sexta-feira, dia 23, às 20 horas e no domingo, dia 25, às 11 horas, estreia do concerto matinal, e também às 19 horas.

A apresentação no Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão ocorrerá no dia 15 de julho, às 16h, no Palco Capivari, com entrada franca.

Os ingressos podem ser obtidos na própria Fundec ou por meio de bilheteria digital no site www.megabilheteria.com.

A Fundec fica na Rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Informações: (15) 996669-2817 ou (15) 3233-2220


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo