Pesquisa mostra que Bolsonaro deveria apoiar o nome de Tarcísio de Freitas à presidência
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/07/2023
74% dos entrevistados por uma pesquisa Genial/Quaest, declararam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deveria apoiar o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a Presidência da República, caso não possa ser o candidato em 2026.
Para 19%, o candidato apoiado, deveria ser o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tem 1%. “Nenhum desses” ficou com 5%. A resposta “outro” teve 1%.
Foram feitas 94 entrevistas on-line com pessoas de fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 10 de julho. O público alvo foram gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro.
Apoio de Bolsonaro em 2026:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 74%
- Romeu Zema (Novo): 19%
- Nenhum desses: 5%
- Michelle Bolsonaro (PL): 1%
- Outro: 1%
Na primeira avaliação sobre o assunto, em maio, o resultado foi: Tarcísio: 66% ; Zema: 25%; Flávio Bolsonaro: 3%; e Michelle Bolsonaro: 1%. “Nenhum desses” teve 3% e “outro” ficou em 1%.
Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030. Sua defesa ainda pode recorrer ao próprio TSE e também ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Candidato viável
Sobre se haverá um candidato viável no pleito de 2026 que não seja ligado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou a Bolsonaro, 57% responderam que não e 43% disseram que sim.
Haverá candidato viável nem ligado a Lula e nem a Bolsonaro?
- Não: 57%
- Sim: 43%
Em maio, o resultado ficou: 55% para que não e 45% para que sim.