Sorocaba é premiada na categoria Melhores Evoluções de Saneamento
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/08/2023
A cidade de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), foi destaque nacional nesta quarta-feira (9) durante a 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” (Ambiental, Social e Governança – do inglês, Environmental, Social and Governance), na categoria “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”.
O evento ocorreu no edifício da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. A iniciativa prestigia as melhores práticas dos municípios e empresas no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A realização do prêmio é do Instituto Trata Brasil (ITB), uma organização da sociedade civil dedicada ao avanço do saneamento básico e à proteção dos recursos hídricos no País, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV). A premiação contou com quatro categorias: “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”, “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, “Melhores Evoluções em Perdas de Água” e “Melhores Casos ESG”. O evento na capital teve painéis temáticos, com debates sobre as iniciativas de sucesso referentes a cada categoria, seguidos da entrega das respectivas premiações.
Em “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”, o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, representando o prefeito Rodrigo Manga, e o diretor de Produção da autarquia, Reginaldo Schiavi, apresentaram as iniciativas e os esforços empreendidos pela Prefeitura de Sorocaba na área de saneamento básico, ao lado de representantes das cidades de São José do Rio Preto (SP) e Niterói (RJ), também contempladas nessa categoria.
“As melhorias no saneamento básico estão diretamente ligadas às melhorias na saúde e na qualidade de vida. Nesse cenário, Sorocaba mantém posição de destaque no cenário nacional e não poupa esforços em continuar investindo nessa área. Essa premiação é um reconhecimento muito importante e reflete a excelência dos serviços prestados pela Prefeitura e pelo Saae/Sorocaba à população. As ampliações e melhorias nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto seguem em curso, conforme planejamento, para contemplar e atender Sorocaba plenamente nas próximas décadas”, aponta Tiago Suckow, após receber o troféu da premiação.
O 7ª Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” contou, ainda, com a presença do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani; do superintendente adjunto de Regulação de Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas (ANA), Alexandre Anderáos; da presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto; do coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, Gesner Oliveira; e do presidente do Conselho do Instituto Trata Brasil e diretor-geral da Saint Gobain Canalização para a América Latina, Gustavo Siqueira.
Para Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, a premiação é uma oportunidade de prestigiar o empenho promovido na busca pela universalização do saneamento, além de fomentar que os municípios busquem, cada vez mais, soluções e estratégias para alcançar as metas estabelecidas pela Lei 14.026/2020, o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, que estipula que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. “Os casos apresentados pelas cidades premiadas, hoje, podem servir de inspiração para que outros municípios executem projetos que garantam que todo cidadão tenha acesso ao básico, que é o saneamento”, completou.
Ranking e indicadores de Sorocaba
Em março, o ITB divulgou a 15ª edição do Ranking do Saneamento Básico, com foco nos 100 maiores municípios brasileiros que concentram, aproximadamente, 40% da população do Brasil. O levantamento mostrou que Sorocaba avançou dez posições no ranking nacional de 2023, ocupando a 12ª posição entre as 100 maiores cidades do País com melhor desempenho em saneamento básico. Em 2022, Sorocaba estava na *22ª posição*.
Em relação aos municípios acima de 500 mil habitantes, Sorocaba obtém a 4ª melhor colocação, sendo que, antes, ocupava a 6ª posição. Considerando, ainda, a nota total e comparando com as 27 capitais brasileiras, Sorocaba está à frente de todas elas, exceto de São Paulo. Devido a isso, durante o evento em São Paulo, Sorocaba participou do painel “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”.
No indicador “Atendimento total de água”, Sorocaba teve índice de 98,49%, o que faz com que o município esteja entre as 11 melhores notas do País, sendo que, na última edição do ranking, figurava na 17ª posição. A média brasileira é de 84,20%. No segundo indicador, que é “Atendimento urbano de água”, Sorocaba obteve nota 10, dividindo a liderança com as outras 11 cidades.
Outro quesito do Ranking do Saneamento analisou a parcela da população com o serviço de coleta total de esgoto, no qual Sorocaba figura na 8ª colocação, com o índice de 98,22%, após avançar 10 posições em relação ao ano passado, quando estava entre as 18 melhores notas nesse aspecto. Em contrapartida, a média Brasil foi de 55,81%.
Há, ainda, o índice de “Esgoto tratado”, no qual Sorocaba trata 90,08% do volume total gerado, o que classifica a cidade entre as oito melhores notas nesse quesito. No ranking anterior, Sorocaba figurava na 18ª posição, sendo que o índice médio dos 100 maiores municípios atingia 63,3%.
Nesta edição de 2023, assim como em anteriores, o Ranking do Saneamento também avaliou três indicadores de perdas (faturamento, distribuição e volumétrica). Em todos eles, Sorocaba figura entre os sete municípios melhores colocados. Tanto é que a autarquia realiza o Programa de Combate, Diminuição e Controle de Perdas, com investimentos constantes, incluindo recursos do Governo Federal, para a realização de ações em todas as regiões da cidade.
O ranking completo está disponível pelo link: https://bit.ly/rankingtratabrasil2023.