Última etapa do Planeta Run Series será no próximo domingo na Flona Ipanema
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/09/2023
Um total de 1.200 atletas disputam no próximo domingo (17) a terceira e última prova do Planeta Run Series, na Flona Ipanema (Floresta Nacional de Ipanema), em Iperó, com largada às 7h30. O circuito de corrida de rua estreou neste ano em Sorocaba e parte agora para o seu encerramento dentro do calendário de 2023.
A etapa Power terá um percurso de 7,5 km em meio a um trecho preservado de Mata Atlântica e aos prédios históricos – que retratam a história da siderurgia no Brasil. Os participantes correrão por trechos de terra e grama, em um trajeto especialmente desenhado para esta corrida.
“Nesta última prova, os atletas terão contato com a vegetação nativa – uma mudança em relação às duas primeiras corridas, que foram realizadas em um cenário urbano. Agora será a chance de os participantes buscarem suas melhores marcas tendo como inspiração a natureza e as belas paisagens que vão acompanhar cada trecho percorrido”, afirma Luciana Silva, da Pepper Sports, que faz parte da equipe de organização do circuito.
As inscrições já foram encerradas e as 1.200 vagas foram preenchidas rapidamente. Como a prova será realizada em um local de preservação ambiental, houve a necessidade de limitar o número de participantes em relação às duas primeiras etapas, que tiveram 300 vagas a mais para cada corrida.
Os organizadores da prova ressaltam que os atletas devem ficar atentos aos horários: as portarias da Flona Ipanema em Iperó e Araçoiabinha abrirão às 5h30 para a entrada dos competidores. O horário limite para a entrada dos participantes é 6h50 e os inscritos devem usar a pulseira (entregue na retirada dos kits) para ter isenção da taxa de acesso ao local.
A corrida é realizada pela Construtora Planeta, que tem o esporte em seu DNA e há muitos anos incentiva eventos que estimulam a prática de exercícios físicos e a mudança de hábitos – objetivos deste circuito. “Estamos muito felizes por termos motivado 3 mil pessoas, nas duas primeiras etapas, e agora mais 1.200 sorocabanos nesta corrida final do Planeta Run Series, que será em meio à natureza. Percebemos que muitas pessoas ficaram animadas para superar seus tempos e manter os treinos em dia. E, certamente, dezenas de sorocabanos se sentiram incentivados a se exercitar a partir deste circuito”, afirma Ricardo Guimarães, presidente do Conselho de Administração da Construtora Planeta.
A corrida
O Planeta Run Series chega a um local que, além da história, também tem uma ligação com o esporte, visto que há trilhas para corrida, caminhada e ciclismo.
A largada da etapa Power será ao lado da Casa das Armas Brancas, uma construção histórica, que serviu para a fabricação e depósito de armas utilizadas na Guerra do Paraguai, e que hoje faz parte do roteiro para os visitantes.
O percurso da última corrida do circuito terá subidas e descidas no piso de terra e grama, condições bem diferentes do asfalto, que predominou nas duas provas iniciais.
Quem participou das etapas Energy e Action terá neste domingo a chance de completar a mandala, formada pelas três medalhas do circuito.
Os inscritos também conhecerão os vencedores em cada categoria, que acumularam o maior número de pontos em todas as provas. Além disso, quem cruzar a linha de chegada do 1° ao 3° lugar, também subirá ao pódio para levar seu troféu para casa.
O circuito de corridas conta com o patrocínio das empresas Promaflex, Eliane, Pormade, Céu Azul, Arcelor Mittal, MK Tintas, Kaisen, Luminarea, Wec Cabos, Qualitec, Movement, FR Instalações e Ossel. Já os apoiadores do evento são: Bodytech, Vitafor, Abraceo, Seritec, Eletromidia, Internight, Consultório Odontológico Itavuvu, Fron e Campseg.
O evento é uma realização da Construtora Planeta, com apoio da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (ASSP) e da Pepper Sports.
A Flona Ipanema
A Flona Ipanema (Floresta Nacional de Ipanema) é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.
A área tem 5.069,73 hectares onde era localizada a antiga Fazenda Ipanema, em Iperó, e abriga as construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira, a partir do século XVI, que contribuíram para a origem de várias cidades da região de Sorocaba e o desenvolvimento do Brasil.
É hoje um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica existentes no Brasil e a unidade de conservação recebe visitantes, que podem percorrer trilhas destinadas à prática esportiva. O público pode ainda observar a vida silvestre, áreas florestais e reunir a família para sessões de fotos e piqueniques – muito comuns aos finais de semana.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 56 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.
Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.
Pelo quarto ano seguido, a Planeta é uma das 50 maiores construtoras do país, de acordo com o ranking 2023 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção).
Além disso, a empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde tem suas operações, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.
A Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul – Ouro” da Caixa Econômica Federal, no empreendimento La Vista Moncayo, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.
É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.