Editorial: No trânsito, escolha a vida!

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/09/2023

Desde segunda-feira, as atenções estão voltadas para um dos problemas mais complexos nas grandes e médias cidades e nas rodovias: o trânsito.

Comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a Semana Nacional de Trânsito tem como tema “No trânsito, escolha a vida!”.

O objetivo é conscientizar condutores, passageiros, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro, promovendo a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Órgãos e entidades empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

A Semana Nacional de Trânsito tem como missão chamar atenção da sociedade para o papel fundamental de cada um dos envolvidos no trânsito. Para isso, conscientização e educação precisam caminhar lado a lado. É preciso avançar em muitos aspectos, pois o trânsito continua abreviando milhares de vidas.

E são vários os motivos: imprudência, desatenção e despreparo dos motoristas, consumo de bebidas alcoólicas, falta de fiscalização, estradas esburacadas, defeitos mecânicos nos veículos…

Os acidentes não acontecem por acaso, resultam de escolhas inadequadas e arriscadas por parte de condutores e pedestres.

Em reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul, os acidentes de trânsito provocaram 61 mortes em Sorocaba apenas entre janeiro e agosto de 2023. O montante representa, em média, 7,5 óbitos por mês, conforme dados disponibilizados pelo Governo de São Paulo por meio do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga).

O saldo da violência no trânsito no mesmo período do ano passado foi ainda mais elevado: 64. Em 2021, o total de acidentes fatais registrados nos primeiros oito meses caiu para 52.

Apesar de haver uma pequena diferença nas estatísticas a cada ano, uma delas sempre se repete. A maioria das mortes resultantes de acidentes de trânsito é de motociclistas. Em Sorocaba foram 31 vítimas nos oito meses do ano, sendo cinco em agosto.

O mês em que mais morreram motociclistas ou passageiros de motos foi junho — dos 11 casos registrados, seis não resistiram aos ferimentos. Em 2022, foram, igualmente, 31 mortes de ocupantes de motos, entre janeiro e agosto, e em 2021, 24.

Já em relação aos tipos de acidentes, as colisões entre veículos em movimento, muito comuns em interseções semaforizadas ou em vias com duplo sentido de circulação, são as que mais ocorrem no trânsito. Nos oitos primeiros meses de 2023, Sorocaba registrou 918 colisões e 21 delas resultaram em mortes.

O jornalismo da Cruzeiro FM trouxe diversas entrevistas e reportagens durante toda a semana. Colunista de Mobilidade Urbana da emissora, Renato Campestrini destaca o comportamento do motorista e motociclista: ele explica que há uma necessidade do condutor colocar seu veículo a frente dos demais, nem que seja por pelo menos uns metros. Essa animosidade por vezes extrapola no acontecimento de um sinistro de trânsito. Adotar comportamentos seguros, mais do que uma obrigação constante do artigo 28 do Código de Trânsito Brasileiro é uma necessidade, uma regra de convivência e cidadania que precisa ser colocada em prática

Instrutor de direção preventiva, Orlando Salomone também destacou, em entrevista ao Jornal da Cruzeiro, essa transformação do motorista quando entra no veículo.

Secretário de Mobilidade da prefeitura de Sorocaba, Carlos Eduardo Paschoini, apontou a insistência da informação e as campanhas de conscientização. Inclusive envolvendo também os pedestres.

Em segundo lugar, entre os acidentes que mais causaram mortes este ano em Sorocaba, estão os atropelamentos. Entre janeiro e agosto foram constatados 136, resultando em 16 pessoas mortas. Para evitar esses óbitos, os motoristas devem ficar atentos, mas é importante que os pedestres também adotem algumas iniciativas.

O trânsito é um assunto que precisa ser discutido diariamente. Dar visibilidade às campanhas significa reforçar a mensagem de valorização da vida. Afinal, a responsabilidade é de todos os envolvidos. É uma questão de respeito.

A rádio Cruzeiro FM mantém sua campanha permanente Motorista Legal. Informar, conscientizar e alterar o comportamento das pessoas pela educação…pela informação. É preciso sim mostrar a realidade do nosso transito, perigoso e mortal. Mas não iremos desistir, mesmo quando muitos condutores insistem em não cumprir as leis, a educação é transformadora. Essa mudança irá acontecer.

Conforme mensagem do colunista da Cruzeiro FM, Renato Campestrini, na abertura da Semana Nacional de Transito, no Jornal da Cruzeiro, o esforço para mudar o cenário atual do País é de todos. Por esse motivo, para mobilizar toda a sociedade, o tema para as campanhas de trânsito de 2024 será “A paz no trânsito começa por você!”

Cruzeiro FM

Com você o tempo todo!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo