Construção civil contribui para aumento de empregos formais na região de Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/11/2023
Em Sorocaba e região, foram geradas 7.864 vagas formais de emprego no 3° trimestre deste ano, segundo dados da pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
De acordo com os dados regionais indicados pela pesquisa, o setor de construção civil responde por uma variação de 4,2% no número de postos de trabalho neste período, em comparação ao 2° trimestre de 2023, ficando à frente dos setores de serviços (1,8%) e agricultura (1,4%).
Somente na Construtora Planeta, em Sorocaba, nos últimos três meses, foram 78 contratações, sendo 59 delas para os canteiros de obras e 19 para o setor administrativo.
“Hoje temos onze empreendimentos em construção, incluindo o maior canteiro de obras no município, que é o Planeta Square Garden. Certamente os projetos da Planeta contribuem com o mercado de trabalho e movimentam a economia da cidade”, afirma Sandro Souza, CEO da Construtora Planeta.
A construtora, que tem gerado muitas oportunidades de trabalho na construção civil, entregou no mês de outubro o Ícone Planeta, o prédio residencial mais alto do interior do Brasil. Outro edifício já tem data de entrega ainda este ano: o Avant-Garde, no Campolim.
Estado de São Paulo
No Estado de São Paulo, foram gerados 156.334 novos postos de trabalho no último trimestre. Desse total, a construção civil corresponde a uma variação de 2,6% no 3° trimestre de 2023, em relação ao 2° trimestre deste ano. A função de servente de obras foi a terceira maior em contratações, sendo responsável por 10.890 novas vagas.