Editorial: Uma Sorocaba melhor 29/12/2023
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/12/2023
O ano de 2023 já está se despedindo. Segunda-feira, começa o novo ano de 2024 com muitas expectativas e perspectivas de renovação.
Será também um ano bissexto e de eleições municipais, portanto, o cenário político e econômico estará bem mais movimentado que neste ano de 2023.
O ano que se finda trouxe bons, maus e ótimos momentos.
De acordo com a enquete feita pelo Jornal da Cruzeiro, na edição dessa quinta-feira, 41% dos participantes consideraram bom o ano de 2023; outros 37%, ótimo; 16% regular e 6% péssimo.
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, do Republicanos, aproveitou a última entrevista do ano, aqui na Cruzeiro FM, para fazer um rápido balanço sobre seu mandato e das ações de seu governo ao longo de 2023.
Assim como ao Jornal da Cruzeiro, Manga contou ao jornal Cruzeiro do Sul, que também fez entrevista com ele, que a saúde é e será uma das áreas prioritárias de seu governo.
Numa rápida avaliação do que já foi realizado, Rodrigo Manga listou uma série de ações que teriam melhorado a prestação de serviços para o cidadão.
Ele destacou, por exemplo, as principais realizações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Entre elas, estão a ampliação da rede de atenção básica, a implantação de novas creches e escolas, a recuperação de vias e pontes, a instalação de câmeras de monitoramento, a revitalização de parques e praças e a atração de novos investimentos para a cidade.
Manga também falou sobre os desafios enfrentados pela sua gestão, como as enchentes e as dificuldades financeiras.
Vale lembrar, também, que não foram só flores o mandato do prefeito Rodrigo Manga, houve problemas como a investigação da Polícia Federal sobre desvio de dinheiro público na área da saúde.
A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União apuram indícios de fraude e sonegação fiscal, que envolve o Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS), que mantinha contrato com a Prefeitura de Sorocaba, para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento do Éden.
Por conta dessas investigações, a prefeitura encerrou o contrato com a organização social e fez um de urgência com a Santa Casa de Misericórdia.
Além desse impacto à imagem do governo municipal, ocorrido em novembro deste ano, no começo de 2023, em janeiro, a Justiça acatou a denúncia feita pelo Grupo de Atuação Especial de Representação ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, sobre a compra supostamente superfaturada de um imóvel no Campolim para ser a nova sede da Secretaria da Educação.
Esse caso, que começou a ser investigado em 2022, resultou, inclusive, no afastamento do então secretário da pasta Márcio Carrara.
No entanto, apesar dos reveses, é possível afirmar que Sorocaba vem num ritmo de crescimento econômico e de relevância política no Estado de São Paulo.
As recentes premiações são um exemplo dessa ginástica de se governar uma cidade.
Sorocaba foi bicampeã como Melhor Gestão do Brasil do Prêmio Band Cidades Excelentes; eleita como a primeira cidade do Estado de São Paulo e segunda do Brasil no ranking do Programa de Cidades Sustentáveis da ONU, na categoria que abrange os municípios brasileiros signatários à iniciativa, com população entre 501 mil e um milhão de habitantes.
Podemos citar ainda que Sorocaba é a sétima cidade do interior mais rica do país, considerando as de maior Produto Interno Bruto; foi eleita, ainda, entre as melhores cidades do Brasil pela Revista Istoé, ocupando a 13ª posição do país, na categoria grande porte.
Em termos de investimentos, a revista do grupo Financial Times dá a Sorocaba a posição de a quarta melhor cidade das Américas para investimentos; além de ter sido a cidade do interior do Brasil que apresentou maior desenvolvimento populacional e econômico, de acordo com o Censo 2022 do IBGE.
Faz parte desse reankeamento positivo o sétimo lugar do ranking estadual de exportações.
Para o sorocabano, esses números são importantes e melhoram, de certa maneira, a autoestima da população da cidade.
Na prática, muitas coisas importantes e necessárias têm sido feitas para os sorocabanos, que podem se orgulhar de hoje ter uma cidade referência do ponto de vista da qualidade de vida.
Mas há muitas coisas por fazer e problemas a serem resolvidos, em especial, a transparência dos atos da administração pública.
É, sem dúvida, necessário que o dinheiro público seja estampado de forma a mostrar à população como ele vem sendo empregado.
Ter bons números é importante sim, porém, é imprescindível que questões pontuais e a luta contra a corrupção sejam prioridade na pauta diária do governo municipal.
Por fim, na entrevista de quarta-feira, no Jornal da Cruzeiro, Manga agradeceu o apoio de vereadores, secretários, funcionários públicos e dos cidadãos que colaboraram com o seu trabalho.
Ele disse que espera deixar um legado positivo para Sorocaba e que continuará contribuindo para o desenvolvimento da cidade.
E a Cruzeiro FM, da mesma forma, continuará dando audiência para as boas ações do governo, mas, também, cobrando resoluções eficientes para, de fato, levarmos Sorocaba à condição desejada, não só pelo prefeito, como também pelo sorocabano em especial: de ser a melhor cidade do Brasil para se viver.
Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!