Editorial: Exemplo de cidadania e humanidade 26/01/2024
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/01/2024
A solidariedade do povo sorocabano foi demonstrada nos últimos dias, quando o Hospital do Gpaci, uma instituição que cuida de crianças com câncer, foi atingido pela enchente provocada por uma forte chuva que causou estragos e prejuízos.
Centenas de voluntários mobilizaram-se para ajudar na limpeza, na organização e na reconstrução do local, além de doarem materiais e recursos para a recuperação da entidade.
O Gpaci é só um exemplo entre outros tantos que foram prejudicados por enchentes e inundações causadas por córregos e pelo rio Sorocaba, que corta a cidade.
Também, pudera, choveu em três dias, no final de semana passado, cerca de 270 milímetros, quando o esperado pela Defesa Civil e órgãos de meteorologia era de 130 milímetros; o que já seria bastante.
Enfim, toda essa água inesperada abriu uma série de situações não previstas pelo governo municipal que, nestes últimos dias, no pós-chuvas, precisou mobilizar centenas de funcionários e secretarias municipais para iniciar frentes variadas de recuperação e restauração de muitos danos deixados pelas chuvas passadas.
A Secretaria de Serviços Públicos e Obras de Sorocaba, em conjunto com o Saae de Sorocaba, vem realizando diversos atendimentos de ocorrências relacionadas às chuvas intensas que atingiram a cidade.
Entre as ações, estão os trabalhos de limpeza de via e residências, bombeamento de água e desobstrução de córregos na região do Parque das Águas e do bairro Parque Vitória Régia, bastante atingidos pelas águas.
Segundo a Defesa Civil, o que choveu em Sorocaba representa quase metade da média histórica para o mês de janeiro, considerando que a última chuva tão forte como essa foi registrada no ano de 1981.
A capela João de Camargo, vizinha ao hospital do Gpaci, também não foi poupada e sofreu um grande prejuízo com a chuva que causou inundação na região com o transbordamento do córrego da Água Vermelha.
A água atingiu a estrutura do prédio histórico e cultural, que abriga objetos e documentos relacionados à vida e à obra do santo popular.
Além dos danos materiais, a enchente também afetou o sentimento de pertencimento e identidade dos fiéis e admiradores de João de Camargo.
Diante dessa situação, muitas pessoas mobilizaram-se para ajudar na recuperação da capela e do seu acervo.
Foram realizadas campanhas de doação, mutirões de limpeza e restauração, e manifestações de apoio e solidariedade.
Graças a esse esforço coletivo, foi possível recuperar boa parte do que se perdeu na enchente e preservar a memória e a importância da capela João de Camargo para a cidade de Sorocaba e para o Brasil.
A chuva que castigou Sorocaba também trouxe à tona a necessidade de uma maior atenção do poder público para as questões de infraestrutura e de prevenção de desastres.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou Sorocaba nesta semana e, acompanhado do prefeito de Sorocaba e demais autoridades, conheceu os estragos no Gpaci, na capela e em outros pontos de Sorocaba que, igualmente, sofreram o impacto das fortes chuvas.
O governador anunciou a liberação de recursos para ajudar o Gpaci e a cidade na recuperação.
De qualquer forma, é preciso investir em obras e em ações que minimizem os impactos das chuvas na cidade e que garantam a segurança e o bem-estar da população.
E, apesar de todos os danos, vale aqui ressaltar, de fato, a solidariedade do povo sorocabano, que, mais uma vez, foi marcante.
Foi um gesto de amor e de compaixão, que mostrou o quanto as pessoas se importam com o próximo.
Parabéns a todos que participaram dessa corrente do bem, seja presencialmente ou anonimamente porque, certamente, fizeram a diferença!
Sorocabano solidário, continue sendo um exemplo de cidadania e de humanidade.
Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!