Sorocaba registra 273 novos casos de dengue em apenas uma semana
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/02/2024
Sorocaba contabilizou mais 273 novos casos de dengue em apenas sete dias, um aumento de 153% de casos da doença. Na comparação com janeiro e fevereiro de 2023, quando 102 casos foram notificados, o aumento chega a 342%.
Do total de 451 casos registrados em 2024, 385 são autóctones, 65 importados e um indeterminado. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), não há registro de óbito.
Até o momento, foram realizadas 19.232 visitas de combate à arboviroses; 21 autuações; remoção de 683.660 kg de inseríveis e sete atividades educativas para públicos em geral.
Desde o início de janeiro, a Secretaria da Saúde tem realizado uma campanha de combate à dengue na cidade, com divulgação de informativos nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba, bem como a afixação de cartazes nos prédios públicos, além de anúncios em bussdoor e ações contínuas de conscientização das equipes da Zoonoses.
Além dessas iniciativas, três caminhões fazem a retirada de materiais que possam acumular água e se tornarem potenciais criadouros do mosquito. Outra ação é a aplicação de veneno, conhecida como “nebulização”. Esse trabalho visa diminuir a infestação de mosquitos adultos possivelmente infectados. A aplicação de veneno só pode ser realizada quando há constatação de um caso positivo ou suspeito de arbovirose na região delimitada, ou seja, não pode ser realizada de forma rotineira. O uso do veneno deve ser feito com critério técnico, para se evitar danos ao meio ambiente e resistência do Aedes aegypti ao princípio ativo.