Editorial: O futuro da cidade está no voto 16/02/2024
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/02/2024
Foi dada a largada para o início do período eleitoral e isso é possível de se constatar por conta da movimentação de partidos e agentes políticos que já deu uma acelerada.
O primeiro fator, que, de certa forma, propulsionou esse agito foi a saída do vereador Claudio Sorocaba do PL, o Partido Liberal.
De acordo com o vereador, que, atualmente, está como presidente do legislativo sorocabano, durante entrevista ao Jornal da Cruzeiro de quarta-feira, outros 30 integrantes teriam deixado o PL também.
Em outra entrevista, dessa vez concedida ao repórter André Fazano, o deputado estadual Danilo Balas, pela região de Sorocaba e membro da coordenação regional do Partido Liberal, afirmou que o partido adota novas estratégias para o processo eleitoral.
Segundo ele, nesse momento, os membros do PL estão pensando no fortalecimento do partido como um todo.
Ainda, de acordo com ele, o PL é o partido que mais cresce no país e que, por conta disso, não pode eleger em Sorocaba, por exemplo, apenas um vereador, como aconteceu em anos anteriores.
Contudo, nessa briga de gigantes, entra na disputa política pela maior representação o Partido Republicanos, do qual o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é membro.
Nesta semana, o partido do prefeito promoveu uma sessão de filiação na sede partidária, onde reuniu dezenas de correligionários com ou sem cargo eletivo atualmente, além de lideranças políticas importantes, como os ex-vereadores de Sorocaba Oswaldo Duarte, Moacir Luís e Jessé Loures.
Seus coordenadores falam em fazer do Republicanos a maior bancada proporcional de vereadores eleitos em Sorocaba.
O Republicanos filiou personalidades da política local e também tem uma meta de impacto: 10 vereadores eleitos para a base do prefeito Manga, que é, naturalmente, pré-candidato à reeleição para o Palácio dos Tropeiros.
No entanto, diante desse refinamento partidário, a dinâmica para a escolha do pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Manga começa a ganhar novos contornos.
O atual vice-prefeito de Sorocaba é o empresário Fernando Costa Neto, que é do PSD, o Partido Social Democrático, e que, também, naturalmente, é um pré-candidato à reeleição.
As questões políticas relacionadas a quem ocupará o cargo de vice-prefeito já vêm ganhando repercussão nos bastidores da política sorocabana há algum tempo.
Manga e o Republicanos terão de discutir essas questões, vez que, apesar de o PSD estar no governo, existem grandes chances de o PL indicar um candidato a vice-prefeito na chapa de Manga.
Mas, como dito anteriormente, ainda não há definições sobre essa dinâmica.
Enquanto isso, outros partidos, como o do vereador Fernando Dini, que é o atual presidente do PP – Partido Progressistas, também vai movimentando seus correligionários, preparando-os para a campanha eleitoral.
Na semana passada, Dini reuniu seu grupo na sede do PP, onde aconteceu um curso sobre legislação eleitoral.
Segundo ele, em seis meses, o PP, em Sorocaba, cresceu mais de dez vezes em número de filiados e afirmou que a melhor intenção do partido é fazer com que todos caminhem, no próximo pleito, com muita ética e respeito à legislação.
Do mesmo jeito, outros partidos, aliados ou não com o prefeito, também buscam o fechamento de seus quadros para o processo eleitoral.
O Partido dos Trabalhadores, na cidade, por exemplo, já deu, também, cabo de seu escolhido para o Executivo Municipal.
Nas prévias do PT, realizadas no final do ano passado e concluídas em 10 de dezembro de 2023, o grupo escolheu o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo Estausia, o Paulinho do Transporte, como pré-candidato do PT para a Prefeitura de Sorocaba.
Os tucanos seguem, por ora, observando as movimentações políticas na cidade.
Certamente, o PSDB deverá indicar um candidato ao mojoritário, conforme afirmaram, em entrevistas anteriores, a deputada estadual Maria Lúcia Amary e o deputado federal Vitor Lippi.
Ventila-se nos bastidores políticos da cidade que o PSDB deverá colocar na linha de disputa eleitoral o deputado Lippi; mas ele não confirma, oficialmente, essa possibilidade.
A Federação PSol Rede é outro grupo que deve movimentar a política em Sorocaba.
Raul Marcelo já foi, em outras ocasiões, o candidato a prefeito na cidade pelo PSol, porém, ao que se propaga nos corredores políticos, ele deverá tentar uma vaga para vereador de Sorocaba.
O objetivo dessa possível estratégia política seria de ele conseguir, com o número de votos que já teve em outros pleitos, fazer mais cadeiras no legislativo sorocabano para o seu grupo.
E com mais vagas no legislativo, a briga por uma cadeira promete ser bastante agitada e intensa neste ano.
Em novembro de 2022, mesmo sob protestos no plenário da Câmara, os vereadores aprovaram o aumento de cadeiras para a próxima legislatura.
Ou seja, a partir de 2025, o legislativo sorocabano deixará de ter 20 cadeiras e passará a contar com 25.
E diante de toda essa história, que deve se tornar mais intensa no mês de março, quando ocorre a janela partidária, como fica o eleitor?
Bom, simples assim!
Se você quer que sua cidade cresça e melhore as condições de vida, é necessário que você, cidadão, tenha o compromisso de acompanhar, atentamente, a produção dos vereadores e prefeito eleitos e analisar as propostas daqueles que pretendem conquistar o seu voto.
Mas, acima de tudo, como eleitor, devemos ter o cuidado e a atenção com os discursos políticos, pois, o que está em jogo aqui, é o futuro da cidade.
E, se você ainda não sabe, o seu voto tem muito valor e importância para mudar os rumos políticos, econômicos e sociais da nossa cidade.
Então, mais do que nunca, é preciso saber votar.
Exerça seu direito de cidadão e vote com consciência e compromisso de uma vida melhor para todos nós.
Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!