EUA realizam 1º pouso na Lua em mais de 50 anos
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/02/2024
Os Estados Unidos realizaram, na noite desta quinta-feira (22), seu primeiro pouso na lua em mais de 50 anos. A missão acontece com o módulo Odysseus, apelidado de “Odie”, sem tripulação.
A última alunissagem (chegada de uma espaçonave na superfície lunar) dos EUA ocorreu em 1972, com a missão Apollo 17. Naquela ocasião, a nave foi tripulada.
O objetivo de “Odie” é avaliar o ambiente lunar antes de uma possível missão tripulada à Lua pelo programa Artemis no final de 2026.
Um aparente problema com os sistemas de navegação do Odysseus forçou o módulo de pouso a depender de tecnologia experimental minutos antes do pouso.
“A Intuitive Machines tomou a decisão de reatribuir os sensores primários de navegação do Odysseus… para usar os sensores do Navigation Doppler Lidar da NASA”, informaram as equipes em transmissão ao vivo antes do pouso.
O Lidar é uma tecnologia experimental que visava testar como futuras sondas fariam pousos mais precisos na Lua.
O sensor “dispara feixes de laser para o solo e mede a velocidade da espaçonave e a direção do vôo”, disse Farzin Amzajerdian, principal investigador da carga útil lidar no Langley Research Center da Nasa, na Virgínia.
Apesar dos contratempos, que incluíram também falhas na comunicação do módulo com a Terra, as equipes de trabalho envolvidas no monitoramento anunciaram que a missão foi bem-sucedida.
Odie decolou no topo de um foguete SpaceX Falcon 9 na madrugada de 15 de fevereiro, do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida.
Até o momento, somente China, Índia e Japão tinham feito pousos suaves na Lua neste século.
Fonte: CNN Internacional