Estado de SP já registra 221 mortes por dengue em 2024
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/04/2024
O estado de São Paulo registrou até a manhã deste domingo (07) 221 mortes por dengue em 2024, segundo os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), sendo que outros 485 óbitos seguem em investigação. Os casos confirmados registrados chegam a 456.427, sendo que desses, 562 são considerados graves.
De acordo com a pasta, a situação mais crítica é a capital paulista, que registra 34 óbitos pela doença, com o número de casos confirmados na cidade chegando aos 123.543.
Como forma de evitar um número alto de casos graves da doença, no dia 31 de março, o Ministério da Saúde divulgou uma lista de municípios que devem receber novas doses da vacina contra a dengue. A capital e outros 49 cidades do estado de SP estão entre os selecionados para receber os imunizantes em abril ainda sem data definida.
Os 266.281 imunizantes que serão destinados ao estado de SP devem ser utilizados para aplicação de primeiras doses (D1). Futuramente, novas levas serão enviadas para completar os esquemas vacinais, que consistem em duas doses separadas por um intervalo de três meses.
Uma vez entregues ao estado, as doses serão repassadas para os municípios, que devem estipular seus próprios calendários e estratégias para a vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, 668 mil doses distribuídas em fevereiro têm como vencimento o dia 30 de abril. Este lote terá prioridade, e os estados dos cerca de 500 municípios beneficiados na primeira leva devem contabilizar as doses ainda não aplicadas e redistribuí-las para cidades onde haja demanda, dentro de seus territórios.
Com informações do Portal G1.