BRT Sorocaba transporta 75 mil passageiros por dia com ativação do Corredor Estrutural Oeste
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/06/2024
Com a reorganização do transporte coletivo na Zona Oeste de Sorocaba, com a oferta de mais horários na região, a empresa BRT Sorocaba passou a transportar 75 mil passageiros por dia útil, segundo divulgado pela empresa.
A nova configuração do transporte na região Oeste leva o passageiro ao mini-terminal Tatiana, à estação de conexão Santa Cruz e ao Terminal Ipiranga, conduzindo para a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a migração temporal entre diferentes linhas.
Ao todo, 13 linhas circulam possibilitando que o passageiro cruze a cidade dentro do sistema BRT pagando uma única tarifa. O Corredor Estrutural Oeste se integra aos corredores das zonas sul, leste e centro e conduz o passageiro ao bairro.
Além destes acessos, o passageiro conta com 128 pontos de paradas que permitem que ingresse no sistema e chegue aos corredores exclusivos na Zona Norte.
Como tudo que é novidade, no começo, existe um período de adaptação para que o passageiro aprenda como funciona o novo formato e conheça todos os itinerários. Foi o que explicou Paulo Roberto, Gerente operacional da BRT Sorocaba: ”Nas primeiras semanas de ativação do Corredor Estrutural Oeste era natural as dúvidas, porque o passageiro estava tentando entender as mudanças que aconteceram. Agora, quase um mês após a inauguração, estamos em um ritmo dentro do esperado. As pessoas já estão se acostumando com as linhas e sabem quais trajetos farão. Uma nova rotina foi construída”.
No trecho, 47 veículos equipados com Wi-Fi, USB, GPS, painéis internos e câmeras de segurança, auxiliam na nova dinâmica do transporte, facilitando que o passageiro se desloque dos extremos da cidade ao centro de maneira integrada e com mais agilidade.
Saindo do Corredor Estrutural Oeste, o passageiro tem a possibilidade de fazer deslocamentos também nos dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) na Zona Norte, nos sete corredores estruturais (Leste, Centro, Sul, Américo, Hermelino Matarazzo e Binário – G. Osório e Com. Oeterer), nos dois terminais de ônibus (Vitória Régia e São Bento) e nas 26 estações preferenciais.
Segundo a BRT Sorocaba, até o momento, o balanço é positivo, sobre a maneira como as pessoas estão se adaptando à nova organização do transporte. ”Assim como aconteceu na ativação dos corredores exclusivos, vemos no trecho oeste o mesmo comportamento. Isso já é algo esperado por nós. Estamos confiantes e otimistas que as mudanças estão alinhadas ao momento. A cidade cresceu e o transporte também, por isso, as melhorias se fazem necessárias e já temos um novo ritmo”, finaliza Paulo Roberto, Gerente operacional da BRT Sorocaba.