Sorocaba dá início a implantação do sistema de “Muralha Eletrônica”
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/07/2024
A Prefeitura de Sorocaba, iniciou os trabalhos de implantação do sistema de “Muralha Eletrônica”, voltado ao videomonitoramento de veículos quem entram e saem da cidade, pelos principais corredores viários. Ao todo está prevista a instalação de câmeras em 34 pontos do município, gradativamente, nos próximos meses, que será de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade (Semob).
Em um primeiro momento, seis câmeras foram instaladas na principal entrada da cidade, nas alças de acesso entre a Avenida Dom Aguirre e a Rodovia José Ermírio de Moraes (SP-075), a Castelinho.
Os dispositivos estão equipados com software de Leitor Automático de Placas (LAP), que permite o registro de cada veículo que passa pela via, a identificação da placa e checagem automática em banco de dados, alertando se o veículo possui alguma irregularidade administrativa ou criminal.
A operacionalização da “Muralha Eletrônica” é de responsabilidade de empresa contratada pela Semob e que já executa os serviços de radares na cidade, inclusive com leitura automática de placas em pontos dentro do município. As imagens de alta definição e informações sobre cada veículo são acessadas pela equipe do Centro de Controle Operacional (CCOI) da Semob.
Em nota encaminhada à imprensa, a prefeitura explica que a “Muralha Eletrônica” vai compor e ampliar a rede de videomonitoramento na cidade, sendo possível acompanhar todo o trajeto de um carro suspeito, desde o momento em que ele entra na cidade. A partir disso, é possível fazer a abordagem do veículo pelos agentes da Semob, Guarda Civil Municipal (GCM) ou Polícia Militar (PM).
O projeto vem sendo adequado de acordo com as diretrizes do conceito de Smart Cities, sendo que as imagens captadas também poderão ser acessadas, em tempo real, pela PM em sua central de controle que opera no 7º Batalhão.
Em um segundo momento do projeto, a Semob prevê a instalação da “Muralha Eletrônica” em pontos estratégicos em bairros como Parque São Bento, Santa Rosália e Wanel Ville, visando otimizar o sistema e ampliar a segurança.
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.