Venda de imóveis novos tem alta de 43,7%
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/08/2024
As vendas de novos imóveis tiveram alta de 43,7% no Brasil no acumulado de 12 meses, encerrados em abril de 2024, de acordo com os dados apresentados pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Neste período, foram comercializadas 179.861 unidades. Os números registrados no último trimestre móvel deste ano, que considera de fevereiro a abril, indicam variação de 25,5% com a venda de 44.219 unidades em todos os segmentos.
No período, o segmento Médio e Alto Padrão (MAP) teve alta de 13,9% no volume vendido, representando uma variação de 2% em comparação ao acumulado nos últimos 12 meses, que registraram aumento de 15,9% nas vendas. Já o segmento econômico, que abrange os programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela, teve variação de 25,6% no período e chegou ao índice de 56,9% acumulado em 12 meses.
Em relação aos lançamentos, o indicador aponta crescimento de 15,7% no primeiro trimestre móvel em comparação com o mesmo período de 2023 – resultado positivo tanto no Médio e Alto Padrão, com aumento de 78,3%, quanto no segmento econômico, com alta de 6,3%.
“A confiança é determinante na decisão de compra de imóveis, especialmente para pessoas empregadas que se sentem mais seguras em adquirir financiamentos, impulsionando ainda mais o segmento imobiliário”, comenta Caio Fernandes, Diretor Comercial e de Marketing da Construtora Planeta.
Planeta movimenta o mercado sorocabano
Sorocaba se mantém como uma das principais cidades do interior paulista no mercado imobiliário. No ano passado, o Grupo Planeta, por exemplo, lançou quatro empreendimentos que totalizam 953 unidades, divididas entre os edifícios: Pátio São Paulo (200 unidades), Square Saint Lambert (216 unidades), Magnifique (138 unidades) e Parque Vida (399 unidades), com a marca Access. Já em 2024, o primeiro empreendimento lançado foi o Hub Campolim com 192 apartamentos compact premium que foi um sucesso em vendas já em seu lançamento.
Além disso, a Planeta está construindo os empreendimentos: Fascínio, Pátio Boa Vista, Saint Remy, Biarritz, Toulouse, Vale Verde, Horizonte Divino, Pátio São Paulo, os condomínios residenciais Millennium Park e Highline Park e a torre comercial Ellipse Tower, que compõem o Planeta Square Garden, o primeiro complexo multiuso de Sorocaba e região. O empreendimento Square Saint Lambert, no Portal da Colina, também deve ter as obras iniciadas em breve. Outros dois edifícios que estão em construção serão entregues neste ano: Riserva Divino e Union Planeta, além do Épico Planeta que foi entregue em julho.
“Neste ano teremos mais de 15 obras funcionando simultaneamente, inclusive com o maior canteiro de Sorocaba que é o do empreendimento Planeta Square Garden. O Grupo Planeta tem dado contribuições significativas para o bom desempenho de Sorocaba no segmento imobiliário. Entregaremos 720 unidades em 2024 e seguimos com o planejamento de futuros lançamentos para continuar movimentando o mercado”, afirma Sandro Souza, diretor executivo da Construtora Planeta.