Tarcísio decide em setembro sobre distribuição de sensor de glicose para diabéticos
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 30/08/2024
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem até a segunda semana de setembro para sancionar ou vetar o Projeto de Lei (PL) 868/2023 que prevê a distribuição gratuita, pelo Poder Executivo, de medidor contínuo de glicose para pessoas com diabetes tipo 1. Segundo especialista da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), o sensor pode diminuir complicações crônicas do diabetes.
O diabetes tipo 1 é a deficiência na produção de insulina que acontece quando o sistema imunológico combate as células do pâncreas que produzem o hormônio. Ele é responsável por regular a quantidade de glicose no sangue.
O sensor é um aparelho usado na pele que monitora, de maneira contínua, a quantidade de glicose subcutânea. Segundo Karla Melo, coordenadora do Departamento de Saúde Pública, Epidemiologia, Economia da Saúde e Advocay da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o medidor gera gráficos de 24 horas do valores de glicose e um relatório de monitorização muito rico em detalhes.
Além disso, o sensor indica tendências da glicose. “A seta reta significa que ela está em estado de mínima variação. A seta um pouco inclinada para cima significa que a minha glicose está subindo 30mg/dl em 30 minutos. Se estiver toda inclinada para cima, na vertical, vai ser o dobro, 60mg/dl em 30 minutos“, explica Melo.
Segundo a médica, essa é uma das vantagens do sensor contínuo em relação aos aparelhos que medem a glicose no sangue a partir de tiras. “Quando eu furo meu dedo, eu sei quanto está minha glicose naquele momento, não sei se ela está subindo, se ela está baixando, se ela está estável, eu vou ter só uma foto daquele momento“, afirma.
A médica diz que o sensor permite que a pessoa possa se antecipar em relação à variação. “Se eu vejo que a minha seta está toda para baixo, isso quer dizer que em 30 minutos pode ser que eu tenha uma hipoglicemia. Então me antecipo, como uma fruta ou a quantidade suficiente de carboidratos de absorção rápida para restaurar glicemia.“