Marcos Pereira desiste de candidatura à sucessão de Lira na Câmara dos Deputados
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 04/09/2024
O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara em prol do líder de seu partido na Casa, Hugo Motta (PB). Dessa forma, a disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) ganha novo rumo, com a possibilidade de Motta se tornar um candidato de consenso.
Segundo relatos, o presidente do Republicanos comunicou sua decisão a Lula ao lado do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Na conversa, o petista teria dito que não se opõe ao nome de Motta, mas que gostaria de conhecê-lo.
Além de informar Elmar sobre a articulação, falta convencer o líder do PSD, Antonio Brito (BA), a abrir mão da candidatura em nome de um acordo. Segundo um cardeal do centrão, isso ainda não aconteceu.
Elmar também ainda não deu sinais de desistência, e a cúpula do União Brasil já tinha afirmado em conversas reservadas que o partido não aceitaria um nome da “terceira via”. Integrantes do Planalto, porém, veem com otimismo a chance de construir o acerto.
O nome de Motta era ventilado nos bastidores como possibilidade de uma candidatura de consenso, por ele ter bom trânsito entre parlamentares de diversos partidos na Câmara, mas esbarrava em Marcos Pereira —que, até então, negava qualquer possibilidade de desistir da disputa.