Brasileira de 17 anos pode ser a 1ᵃ mulher a ganhar “Nobel do Estudante”

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/09/2024

A jovem estudante mineira Millena Xavier, 17, pode se tornar a primeira mulher a ganhar o prêmio Chegg.org Global Student Prize 2024, conhecido como o “Nobel do Estudante”. Ela é a única brasileira na lista dos 10 finalistas.

Millena, uma pesquisadora de IA que já recebeu o título da mais jovem a entrar na lista da Forbes Under 30, foi selecionada entre 11.000 indicações e inscrições de 176 países. A premiação destaca estudantes que tenham gerado um impacto real no aprendizado, na vida de seus colegas e na sociedade em geral por meio de seus projetos.

O vencedor é premiado com US$ 100 mil (cerca de R$ 565 mil) e deve ser anunciado em Nova York, nos Estados Unidos, durante a semana da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) – prevista para a semana de 23 de setembro.

Vencedores de outras edições 

O vencedor da edição de 2023 do Chegg.org Global Student Prize foi o refugiado sudanês Nhial Deng, 24, que empoderou mais de 20.000 refugiados no campo de refugiados de Kakuma, no Quênia, por meio de programas de construção da paz, educação e empreendedorismo. 

Já em 2022 o adolescente ucraniano Igor Klymenko foi o premiado. Refugiado no porão de sua casa, Igor concluiu com sucesso seus estudos enquanto aperfeiçoava o drone detector de minas no qual havia trabalhado por oito anos.

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo