Três candidatos disputam a Prefeitura de Pilar do Sul com 22.626 eleitores
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/10/2024
Em Pilar do Sul, caberá aos 22.626 eleitores decidirem qual dos três candidatos ao executivo será o novo prefeito da cidade. Estão na disputa Clayton Álvaro Machado (Republicanos), Paulinho da Cadeira de Rodas (PL) e Beto Jordão (PSD). Já para uma das 11 vagas ao legislativo pilarense o município conta com 121 candidatos ao cargo.
A votação transcorre com tranquilidade nos seis colégios que funcionam como locais de votação. No início da abertura das sessões eleitorais, houve filas, mas logo os locais voltaram à normalidade, sem grande tempo de espera para votar.
Já as ruas no entorno dos locais de votação estão forradas de ‘santinhos’ dos candidatos e é possível observar a presença ativa das polícias Militar e Civil, coibindo a “boca de urna”, dando a segurança necessária para este momento democrático que é a escolha do prefeito, vice e vereadores.
O município de Pilar do Sul tem uma das maiores áreas rurais da região e por isso a prefeitura em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TER) disponibiliza o transporte coletivo para o deslocamento de eleitores. Neste ano, os ônibus estão percorrendo 16 rotas previamente divulgadas junto à população. Mesmo com a disponibilização do transporte público gratuito, muitos eleitores foram de carro até os locais de votação ocasionando certo congestionamento na região.
Curiosidade
Em uma das sessões, um eleitor estava demorando para votar, e os mesários, juntamente com a presidente da sessão, perguntaram se ele estava com alguma dificuldade, tranquilizando-o. Explicaram que o primeiro voto deveria ser para vereador, com cinco dígitos e depois o segundo voto seria para prefeito, com dois dígitos.
Mesmo assim, o eleitor não conseguia votar. Com muita conversa a equipe de mesários percebeu que na verdade o eleitor estava tentando votar tocando a tela, como a utilizada em um terminal bancário, com tela sensível ao toque. Dada a devida orientação para que os números fossem digitados diretamente no teclado, o eleitor concluiu sua votação com êxito. (Com informações de Bruno Sales)