Mais de 527 mil sorocabanos vão às urnas
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/10/2024
Sorocabanos definem, hoje (6), o futuro político da cidade. São 527,8 mil eleitores que saem às ruas para votar, das 8h às 17h, nos candidatos a prefeito e vereadores para os próximos quatro anos. Ao todo, quatro postulantes concorrem ao cargo do Executivo, e 466 para assumir uma cadeira no Legislativo. Para que o cidadão possa exercer o seu direito ao voto, o município conta com cinco zonas eleitorais e 181 locais de votação.
O número de eleitores em Sorocaba acompanha o crescimento populacional da cidade. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano o colégio eleitoral cresceu 8,56% em comparação à última eleição municipal, com 41.637 novos munícipes cadastrados para votar. Os votantes representam 69,7% da população sorocabana.
Em razão destes índices, a eleição municipal em Sorocaba pode ser decidida em segundo turno. Conforme determinado pela Constituição Federal, as cidades com mais de 200 mil eleitores são autorizadas a dividir o processo democrático em duas partes quando nenhum candidato à prefeitura obtém a maioria absoluta dos votos (metade e mais um dos votos válidos), desconsiderando os brancos e nulos. Nestes casos, a população deve retornar às urnas no dia 27 de outubro.
Justificativa de ausência
Os eleitores que não votarem hoje terão prazo de 60 dias para justificar ausência. O protocolo pode ser feito pelo aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou nos pontos físicos montados nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Caso contrário, o cidadão está sujeito a uma multa no valor de R$ 3,51 para cada turno.
Neste ano, a justificativa deve ser feita até o dia 5 de dezembro e, em caso de segundo turno, até o dia 7 de janeiro de 2025.