Número de prefeitos reeleitos em 2024 é o maior da história; 11 na região de Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/10/2024
O pleito municipal de 2024 teve o maior número de prefeitos reeleitos da história do Brasil, desde a implementação da reeleição para o Poder Executivo, em 1997. A informação é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Segundo o levantamento, a cada dez candidatos que disputaram a reeleição neste ano, oito obtiveram vitória, o que corresponde a 81%. Em quantidades numéricas, dos mais de 3 mil que concorreram, 2,4 mil ganharam.
Na região de Sorocaba, foram 11 prefeitos reeleitos. Além de Sorocaba, com Rodrigo Manga (Republicanos), Professor Gustavo (PSDB) foi reeleito em Sarapuí, Jeferson Brun (Republicanos) em Itapetininga, Guto Issa (PSD) de São Roque, Geraldinho (PSD) em Piedade, Professor Miguel (PSD) de Tatuí, Léo Folim (PSD) em Iperó, Dr Quevedo (PSD) em Araçoiaba da Serra, Edson Marcusso (PSD) em Boituva, João Paulo Carioca (PSD) de Alambari e Matheus Marum (PSD) em Salto de Pirapora.
Conforme os dados da CNM, em geral, a taxa de reeleição sempre esteve em torno de 60%, exceto em 2016, onde a taxa foi de 49% – esse percentual, conforme a confederação, foi menor por uma profunda crise política e econômica.
Ao considerar o total dos candidatos eleitos e não apenas os que tentaram a reeleição, o percentual de candidatos reeleitos foi de 44%.
Com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral, neste pleito, foram 5.471 prefeitos eleitos, 46 eleitos sub judice – quando a Justiça determina se o candidato poderá assumir o cargo –, e ainda existem 52 candidaturas que vão disputar o segundo turno.
Segundo a CNM, os resultados mostram que existe uma relação entre a quantidade de prefeitos eleitos em um estado em que o governador é do mesmo partido. Em 16 estados, o partido com a maior quantidade de prefeituras coincidiu com o partido do governador.