Cia Tempo de Brincar lança single em homenagem a mestre da dança popular de Pernambuco
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 19/12/2024
A Companhia Tempo de Brincar, de Sorocaba, lança neste sábado, 21 de dezembro, seu novo single intitulado “Deus da Dança”, em homenagem a Paulinho Sete Flechas, mestre do grupo Caboclinho Sete Flechas, de Pernambuco. A canção estará disponível nas principais plataformas digitais e será acompanhada de um videoclipe no canal oficial do grupo no YouTube.
A composição, que celebra a trajetória e o legado de Paulinho, uma das maiores referências da cultura popular nordestina, surgiu após uma inspiradora conversa telefônica entre o músico Valter Silva, membro da Cia Tempo de Brincar, e o próprio Paulinho Sete Flechas. Durante o diálogo, o mestre pernambucano compartilhou um pouco de sua história, o que gerou em Silva o desejo de homenageá-lo, trazendo também à tona a memória do seu pai, Mestre Zé Alfaiate. A canção é marcada pela levada do ritmo caboclinho Perré, tradicional de Pernambuco, e inclui referências à biografia do artista homenageado.
Valter Silva detalha que o título do single, “Deus da Dança”, faz referência a um momento especial entre Paulinho e a premiada dançarina e coreógrafa alemã Pina Bausch. “Em uma de suas vindas ao Brasil, ela o viu dançando e se impressionou com a leveza, passos, cores e coreografias do brincante. Achou aquilo tudo tão rico e lindo que o chamou de ‘Deus da Dança’, e disse: “os pés dele não dançam, flutuam”, detalha o compositor.
Além de Valter Silva, responsável pela gravação de voz, violões, viola caipira, e percussão, a canção tem voz e flauta transversal de Elaine Buzato, que também assina a arte da capa.
A canção também será lançada em formato de videoclipe, no canal oficial do grupo no Youtube, que destaca a beleza e a poesia que marcam a tradição cultural de Pernambuco, fazendo jus à reverência ao mestre Paulinho Sete Flechas. “Reconhecido e admirado por suas cores, adereços, danças, conhecimento e compromisso com a cultura popular de Pernambuco, Paulinho Sete Flechas é referência no universo da tradição. Ele espalha beleza, poesia e força, respeitando e se inspirando nos mestres que por ali passaram”, considera Elaine.