Prefeituras fazem alerta sobre o golpe do alvará

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/01/2025

Um novo tipo de fraude, chamada de golpe do alvará, está sendo aplicado em Boituva, Itapetininga e Tatuí. O alerta foi divulgado pelas prefeituras das três cidades na semana passada. As principais vítimas são empresários.

Nessa farsa, os golpistas enviam e-mails falsos, em nome das prefeituras, a comerciantes e empresários. Nas mensagens, eles dizem ter recebido denúncia anônima sobre irregularidades no alvará de funcionamento do local. O texto ainda orienta o destinatário a clicar em um link para verificar os supostos problemas.

Para tentar enganar as vítimas, os criminosos usam as seguintes táticas: brasões de outras cidades, para dar aparência de oficialidade; e-mails com endereços suspeitos ou não oficiais;

inclusão de dados incorretos ou genéricos; nomes de secretarias inexistentes; e solicitação de pagamentos indevidos ou inclusão de links maliciosos.

Em nota, a Prefeitura de Boituva informa que impasses em alvarás são informados apenas presencialmente. Em caso de dúvidas, o munícipe deve entrar em contato pelo telefone (15) 3363-8800 para confirmar a veracidade de qualquer conteúdo recebido.

Já a Secretaria de Fazenda e Finanças de Tatuí diz que realiza as comunicações oficiais apenas por meio de documentos ou canais conhecidos e confiáveis. Se tiver suspeitas, o munícipe deve entrar em contato pelo telefone (15) 3259-8463 ou pelo e-mail [email protected] .

A Prefeitura de Itapetininga também não envia notificações por e-mail. Os avisos são dados pessoalmente, por servidores identificados. Em caso de desconfiança, os setores de Cadastro Mobiliário e de Fiscalizações de Posturas podem ser acionados pelos números (15) 3376-9612 e (15) 3376-9581, respectivamente.

Mais orientações

As prefeituras reuniram uma série de orientações para os empreendedores conseguirem identificar a farsa e, assim, não se tornarem vítimas: observe se o brasão corresponde ao emblema oficial do município; e-mail não deve ter sequências aleatórias de números e letras; verifique o nome da secretaria ou departamento emissor, pois os falsários inventam órgãos inexistentes; nunca clique em qualquer link e não abra anexos de remetentes desconhecidos, já que eles podem conter vírus e roubar informações pessoais; não forneça dados pessoais, senhas ou qualquer outra informação; leia as informações com atenção, conferindo se os dados correspondem aos seus; desconfie de pedidos de pagamento e, se solicitado, não faça nenhum; procure as autoridades para denunciar as fraudes.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul


Continuar lendo

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo