Sorocaba registra a primeira morte por dengue em 2025
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/01/2025
A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou nesta segunda-feira (20) a primeira morte por dengue em 2025. A vítima é uma mulher, de 58 anos, que sofria de hipertensão e diabetes. Ela morreu em hospital público no dia 9 de janeiro. Não há mais nenhum óbito em investigação.
Em relação aos casos, a cidade tem 151 confirmados, sendo 121 autóctones — quando adquirido no município — e 30 importados. O número demonstra um aumento de 112% em relação ao último boletim divulgado pela prefeitura na semana passada, quando registrava até então, 71 casos.
Ainda segundo a SES, os informativos sobre os casos e mortes serão publicados semanalmente, às segundas e quintas-feiras.
Vacinação
A prefeitura retomou a aplicação da primeira dose da QDenga depois de seis meses. Agora, os pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem levá-los para iniciar o ciclo vacinal ou completá-lo, desde que tenha recebido o imunizante há três meses.
A imunização ocorre conforme o horário de cada unidade, a partir das 8h, e está disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a SES, até o momento, foram aplicados 10.889 imunizantes da primeira dose e 3.627 da segunda dose, totalizando 14.526 aplicações. Há em torno de 10.400 doses disponíveis na cidade.
Pacientes imunossuprimidos não devem se vacinar, devido à contraindicação. Outro ponto é a necessidade de respeitar um intervalo de seis meses, caso o munícipe tenha contraído dengue.