Catedral Metropolitana de Sorocaba divulga programação da Semana Santa
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/04/2025
A Catedral Metropolitana de Sorocaba convida a comunidade católica a vivenciar os mistérios centrais da fé cristã durante a Semana Santa, com uma programação especial que se estende de 13 a 20 de abril. As celebrações relembram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo e devem reunir centenas de fiéis no centro da cidade.
As atividades têm início no Domingo de Ramos (13/04), às 10h, com a tradicional Bênção e Procissão dos Ramos, que recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Nesse dia, também acontece o ponto alto da Campanha da Fraternidade: a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades católicas do Brasil. Neste ano, a CF abordou o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico, extraído de Genesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”, os recursos arrecadados serão destinados a projetos sociais em todo o país.
Um dos momentos mais solenes da Semana Santa acontece na Quarta-feira Santa (16/04), às 19h30, com a celebração da Missa da Unidade, também conhecida como Missa do Crisma. Presidida por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, a celebração reúne todo o clero da arquidiocese em um gesto de comunhão e renovação espiritual.
Durante a celebração, os padres renovam publicamente seus compromissos sacerdotais, reafirmando sua missão pastoral junto ao povo de Deus. Também serão abençoados os Santos Óleos, que serão utilizados ao longo do ano nos sacramentos nas paróquias da arquidiocese:
- Óleo dos Enfermos, para a Unção dos Enfermos;
- Óleo dos Catecúmenos, usado no Batismo;
- E o Santo Crisma, consagrado pelo arcebispo, utilizado no Batismo, Crisma e Ordenações.
A Missa da Unidade simboliza a unidade da Igreja e reforça o elo entre a catedral, sede da fé arquidiocesana, e as comunidades paroquiais.
Tríduo Pascal
O Tríduo Pascal, ponto alto da Semana Santa, tem início na Quinta-feira Santa (17/04), às 19h30, com a Missa da Ceia do Senhor, que inclui o rito do Lava-pés e se encerra com a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na Sexta-feira Santa (18/04), dia de jejum e abstinência, a programação começa às 9h com o tradicional Sermão das Sete Palavras. Às 15h, será celebrada a Paixão do Senhor, seguida, às 17h, da Encenação da Paixão de Cristo, apresentada pela COJES (Comunidade Jovem Espírito Santo), que neste ano celebra 50 anos de fundação. Em seguida, ocorre a Procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, com imagens do século XVIII, pelas ruas do entorno da Catedral.
No Sábado Santo (19/04), às 19h30, será celebrada a Vigília Pascal, considerada a mãe de todas as celebrações da Igreja, com a bênção do fogo novo, proclamação da Páscoa e renovação das promessas batismais.
Domingo da Páscoa
Encerrando a programação, o Domingo da Páscoa da Ressurreição (20/04) contará com missas nos horários habituais da Catedral: 8h, 10h, 12h, 18h e 20h, além de uma celebração às 17h na Comunidade Santa Cruz.
A Arquidiocese de Sorocaba convida toda a população a participar com fé e devoção deste tempo sagrado, símbolo de esperança, renovação e amor.
Momento de despedida
A Semana Santa deste ano será ainda mais significativa por marcar a última celebração pascal de Dom Julio Endi Akamine à frente da Arquidiocese de Sorocaba. Recentemente, o arcebispo foi transferido pelo Papa Francisco para a Arquidiocese de Belém do Pará, onde assumirá uma nova missão pastoral. Ao longo de sua trajetória em Sorocaba, Dom Julio deixou um legado de espiritualidade, diálogo e compromisso com a evangelização. Sua despedida torna esta Semana Santa um momento de profunda emoção para o clero e os fiéis da arquidiocese.