Por que o Autismo e TDAH são tão difíceis de diagnosticar?
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/04/2025
O termo neurodivergente refere-se à condição em que indivíduos possuem o funcionamento cerebral diferente do padrão considerado neurotípico – ou seja, pessoas não diagnosticadas com transtornos psíquicos. Essa abordagem busca reconhecer a diversidade cognitiva, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH.
Estima-se que entre 15% e 20% da população mundial seja neurodivergente, ou seja, apresente condições neurológicas que envolvem diferentes formas de processamento cognitivo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que inclui a neurodivergência em suas pesquisas sobre deficiências, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2023, o Brasil possui aproximadamente 18,9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.
O repórter Vinícius Lara entrevistou o médico psiquiatra, especialista em autismo e TDAH, José Guilherme Giocondo, que trouxe explicações sobre o assunto.